Estreias da Semana (03-Abril-2014)

“A Imagem que Falta”

de Rithy Panh

Cambodja – Documentário – 2013

Sinopse: Durante muitos anos, Rithy Panh procurou a imagem que faltava: uma fotografia tirada entre 1975 e 1979 pelos Khmers Vermelhos, quando estavam no poder no Camboja. Por si só, é claro, uma imagem não pode provar o genocídio, mas encoraja-nos a pensar, a meditar ou a escrever na História. Panh procurou em vão nos arquivos, nos documentos antigos e nas zonas rurais do Camboja. Então, criou-a. O que propõe hoje não é uma imagem, ou mesmo a procura de uma única imagem, mas a imagem de uma busca: a busca que só o cinema permite empreender.

“Divergente”

de Neil Burger

EUA – Ação/Aventura – 2014

Sinopse: Beatrice Prior, uma adolescente com uma mente especial, descobre que sua vida está ameaçada quando um líder autoritário pretende exterminar a sua espécie e controlar uma sua sociedade dividida.

“Gloria”

de Sebastián Lelio

Chile – Drama – 2013

Sinopse: Aos 58 anos, Gloria transforma a sua solidão numa festa e passa as noites nos dancings de Santiago. Tudo muda quando ela conhece e se apaixona por Rodolfo, um ex-oficial da Marinha, sete anos mais velho do que ela. Mas a paixão que os liga apresenta desafios inesperados que obrigam Gloria a enfrentar alguns dos seus segredos mais escuros.

“O Atentado”

de Ziad Doueiri

França – Drama – 2012

Sinopse: Amin Jaafari é um cirurgião israelo-palestiniano totalmente integrado na sociedade de Telavive. Tem um casamento feliz, uma carreira exemplar e muitos amigos judeus. Todavia, este mundo perfeito desaba quando a sua mulher Sihem morre num ataque suicida, num restaurante, e é acusada pela polícia israelita do atentado que provocou dezanove mortos. Convencido da sua inocência, Amin abandona a relativa segurança da sua cidade de adoção e parte em busca da verdade para os territórios palestinianos ocupados. Acaba por se ver em situações e lugares ainda mais perigosos e é com determinação que continua a insistir na busca de respostas às perguntas que nunca pensou vir a fazer.

“Rio 2”

de Carlos Saldanha

EUA – Animação – 2014

Sinopse: É a verdadeira selva para Blu, Jóia e os seus três filhos em RIO 2, quando eles se aventuram da cidade maravilhosa para a Amazónia selvagem, para uma reunião de família. Como um peixe fora de água e numa terra desconhecida, Blu terá de enfrentar o mais temível dos adversários – o seu sogro – e ao mesmo tempo evitar os diabólicos planos de vingança de Nigel.

“Sei Lá”

de Joaquim Leitão

Portugal – Romance – 2014

Sinopse: Madalena tem 30 anos e é subitamente abandonada pelo amor da sua vida, um misterioso espanhol chamado Ricardo. Apoiada pelas suas melhores amigas, Mariana, Catarina e Luísa, tenta reconstruir a sua vida e conhece Francisco que tudo faz para que ela esqueça Ricardo. Mas as coisas complicam-se quando Ricardo reaparece… Sei Lá é um retrato das mulheres de trinta anos – dos seus sonhos, medos, dúvidas, ambições, fraquezas e preconceitos – na perspetiva de Madalena, que descobre que as pessoas raramente são aquilo que aparentam.