“Cavalo Dinheiro”

de Pedro Costa

Portugal – Documentário – 2014

Sinopse: Enquanto os jovens capitães fazem a revolução nas ruas, o povo das Fontainhas procura o seu Ventura que se perdeu no bosque.

“Doidos à Solta, de Novo”

de Bobby Farrelly, Peter Farrelly

EUA – Comédia – 2014

Sinopse: Passaram-se exactamente vinte anos desde que deixámos Lloyd e Harry com as suas brincadeiras, e tudo agora mudou… menos a sua idiotice. Quando Harry precisa de um rim novo e descobre que tem uma filha, tem de acordar Lloyd do estado comatose em que ficou desde que Mary o rejeitou, de forma a se meterem à estrada para pedirem a ajuda dela. Cruzando todo o país nos meios de transporte mais insanes, a sua jornada para encontrar a filha perdida leva-os de uma instituição psiquiátrica – onde pertencem – a uma convenção que reúne os maiores cérebros de todo o mundo.

“Duran Duran Unstaged”

de David Lynch

EUA – Documentário – 2011

Sinopse: Em 2011, os Duran Duran subiram ao palco em Los Angeles para um espectáculo único e histórico que incluía alguns dos convidados mais famosos da história da música (Gerard Way, Beth Ditto, Kelis e Mark Ronson). O concerto foi filmado pelo aclamado cineasta David Lynch, que traz seu próprio estilo visual, para uma experiência musical memorável.

“Famel Top Secret”

de Jorge Monte Real

Portugal – Comédia – 2014

Sinopse: Depois de “A Última Famel”, a mítica motorizada portuguesa renasce em “Famel Top Secret”. PP decide investir a fortuna da família, juntamente com o seu avô, numa fábrica para produzir a nova Famel. Uma comédia made in Portugal, onde os planos de PP vão sofrer alguns sobressaltos.

“Jogo Duplo”

de Gabe Klinger

EUA – Documentário – 2014

Sinopse: Em 1985, o antigo operário petrolífero Richard Linklater fundou um cineclube em Austin, no Texas, com o fim de exibir cinema de autor clássico e filmes experimentais para uma comunidade nascente de cinéfilos. Eventualmente estabelecendo-se como associação sem fins lucrativos, a recém-batizada Austin Film Society reuniu dinheiro suficiente para pagar o bilhete de avião do seu primeiro cineasta convidado forasteiro: James Benning, natural de Milwaukee, na altura sediado em Nova Iorque. Aceite o convite, Benning encontrou-se com Linklater e os dois imediatamente começaram a desenvolver laços pessoais e intelectuais que conduziram a subsequentes projeções e encontros. Desde o final dos anos 60, Benning tinha criado filmes de estrutura não-narrativa, em grande medida sozinho, ao passo que Linklater tinha acabado de fazer as suas primeiras curtas em 8 e 16 mm. Os cineastas continuaram íntimos apesar das respetivas carreiras terem divergido enormemente. Após o sucesso de culto de Slacker (1991), Linklater viria a rodar filmes narrativos de grande orçamento com fundos de Hollywood. Benning, por seu lado, permaneceu fiel às suas raízes modestas e é uma figura praticamente desconhecida na cultura cinematográfica de massas. Em colaboração com o lendário produtor André S. Labarthe — um dos co-criadores da série de televisão francesa, há muito em emissão, «Cinéma, de notre temps» (Cinema do Nosso Tempo) — o professor de estudos fílmicos Gabe Klinger propôs-se documentar a amizade única entre Benning e Linklater, no decurso de alguns dias em Austin e Bastrop, no Texas, enquanto os dois cineastas apresentaram os filmes de Benning na Austin Film Society, jogaram beisebol na casa de Linklater, visitaram antigos locais de rodagem e partilharam recordações durante longas refeições e caminhadas. Ao combinar este novo material filmado com extensos elementos de arquivo, Jogo Duplo procura encontrar as semelhanças entre Benning e Linklater, ao mesmo tempo que contrasta as respetivas disparidades.

“Os Pinguins de Madagáscar”

de Eric Darnell, Simon J. Smith

EUA – Animação – 2014

Sinopse: Equipas de super espiões não nascem assim… são chocados. Descobre os segredos das mais espetaculares e mais hilariantes aves secretas da espionagem mundial: Capitão, Kowalski, Rico e Soldado. Estes top da elite irão unir forças com uma organização de intervenção secreta – Vento do Norte – que protege os animais. Liderados pelo engraçado Agente Secreto (poderíamos dizer o nome dele, mas depois… tu sabes), com a voz de Benedict Cumberbatch. Juntos, eles têm de evitar que o vilão Dr. Octavius ??Brine, dobrado por John Malkovich, destrua o mundo como nós o conhecemos.

“Variações de Casanova”

de Michael Sturminger

Portugal – Biografia – 2014

Sinopse: “Viva la libertà!” Sozinho na sua mansão isolada, Giacomo Casanova clama e depois desmaia. De seguida a misteriosa e bela escritora Elisa van der Recke vem visitá-lo, dando uma nova vida ao homem envelhecido. Um filme-ópera que capta o mito do maior sedutor de todos os tempos, Giacomo Casanova. A sua história é contada em palco, numa ópera de câmara, e fora dele em interpretações que desvendam as histórias das suas aventuras, as suas paixões e o seu medo da Morte.