007 Spectre
de Sam Mendes
EUA – Ação/Aventura – 2015
Sinopse: Uma enigmática mensagem do passado de James Bond desencadeia uma investigação sobre uma misteriosa organização criminosa, chamada Spectre. Enquanto M enfrenta duras batalhas políticas para manter o serviço de inteligência em pleno funcionamento, Bond procura acabar com a ameaça que é Spectre.
https://www.youtube.com/watch?v=56LYHmKURKQ
As Sufragistas
de Sarah Gavron
Reino Unido – Drama – 2015
Sinopse: A história das ativistas no início do movimento feminista, mulheres que forçadas à clandestinidade ao entrarem num perigoso jogo do gato e do rato com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo direito de voto. Maioritariamente das classe operária, assistiram ao falhanço do protesto pacífico. Radicalisadas e recorrendo à violência como a única via para alcançar a mudança, estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade – os empregos, as casas, os filhos e mesmo as suas vidas.
Knock Knock – Perigosas Tentações
de Eli Roth
EUA – Terror – 2015
Sinopse: Evan Webber tem a vida perfeita. Tem uma mulher bonita, dois filhos e uma grande casa moderna. Quando o resto da família decide ir passar o fim-de-semana fora, Evan fica sozinho em casa com o tempo todo para dedicar ao seu trabalho. Mas tudo muda quando subitamente lhe batem à porta. Duas jovens mulheres estão prestes a entrar na vida de Evan e torná-la num pesadelo cada vez mais aterrador.
Mune, O Guardião da Lua
de Alexandre Heboyan, Benoît Philippon
França – Animação – 2014
Sinopse: Num mundo mítico, Mune, com uma faceta um pouco selvagem, é nomeado contra a sua vontade, guardião da lua. O seu trabalho é trazer a noite e tomar conta do mundo dos sonhos. Mas uma série de desastres, uns atrás de outros, dá a oportunidade ao guardião da escuridão, de roubar o sol. Com a ajuda de Sohone, o orgulhoso guardião do sol e da frágil Cire, Mune entra numa extraordinária missão que irá torná-lo um guardião lendário!
Portugal – Um Dia de Cada Vez
de João Canijo, Anabela Moreira
Portugal – Documentário – 2015
Sinopse: Uma viagem que começa no extremo Norte de Portugal e que, por terras de Trás-os-Montes e do Alto Douro, visita uma dúzia de aldeias e lugares. As casas, os cafés, as ruas, e as pessoas que ainda as habitam… o retrato do dia a dia de algumas dessas pessoas, cada vez menos, cada vez mais idosas. E sós. Resultado de um ano e meio de filmagens e de mais de trezentas horas de material, compactadas e montadas neste filme, João Canijo e Anabela Moreira, que partilham a realização, fazem um retrato extremamente agudo do Portugal do interior, destruído e abandonado, e do que ficou dos últimos quarenta anos, de paisagem física e humana.