“A Essência do Amor”
de Terrence Malick
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Drama romântico centrado em Neil, um homem que se encontra dividido entre duas paixões: Marina, uma mulher europeia que viajou para os Estados Unidos para estar com ele, e Jane, uma antiga chama da sua cidade natal que reacendeu. Em A Essência do Amor, Terence Malick explora a forma como o amor e as suas fases e épocas – paixão, simpatia, obrigação, tristeza, indecisão – podem transformar, destruir e reinventar vidas.

“Além de Ti”
de João Marco
Portugal – Drama – 2013
Sinopse: Tomás e Sofia são casados há cinco anos. Ele é cartoonista no jornal local. Ela trabalha num Hotel. Tomás tem o sonho de ser artista plástico, mas falta-lhe a força interior para sê-lo. Raul, o seu melhor amigo e “anjo-da-guarda”, insiste na qualidade maior das suas pinturas. Mas quando tudo parece renascer, Tomás entra numa crise emocional que o afasta de Sofia, a ponto de ela não o reconhecer. Sofia começa a perder a sua lucidez, vive num isolamento que não quer. No seu estado de dormente, ela começa a sentir-se mal com aquilo que descobre dentro de si… algo que sente cada vez mais próximo. Sofia percebe que a sua vida se tornou em algo que agora não consegue controlar.

“Beat Girl”
de Mairtín de Barra
Irlanda – Drama – 2013
Sinopse: Quando se muda para casa do pai, nos subúrbios, Heather leva consigo a melhor recordação da mãe – o seu piano. O mesmo piano onde, em criança, ensaiava as primeiras notas musicais, guiada pela mãe, e lhe fazia uma promessa: quando fosse grande, seria uma famosa pianista, tal como ela. E Heather cresceu com a convicção de que esse era o seu destino. Um destino escrito, como uma pauta de música que tem de ser interpretada fielmente. Até ao dia em que tudo muda. Heather descobre que o destino, como a vida, é uma pauta em branco que vai sendo preenchida de notas a cada novo caminho. E mesmo que esses caminhos ou notas pareçam destoar, podem compor a banda sonora de uma vida!

“Incompatíveis e Não Só…”
de David Charhon
França – Comédia – 2013
Sinopse: Uma manhã, ao amanhecer, numa cidade de Bobigny, perto de um velho armazém de jogo clandestino, é encontrada sem vida Eponine Chaligny, a mulher do influente Jean-Eric Chaligny, primeiro presidente da França. Essa manhã duas vidas radicalmente opostas vão cruzar-se: Ousmane Diakite, polícia da secção financeira de Bobigny e François Monge, o diretor da famosa esquadra criminal de Paris. As suas investigações vão levá-los ao outro lado do periférico.

“Assalto à Casa Branca”
de Antoine Fuqua
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Através de um ousado ataque à Casa Branca, um pequeno grupo de extremistas fortemente armados e meticulosamente treinados consegue apoderar-se do edifício e prender o Presidente Benjamin Asher e a sua equipa, dentro de um bunker subterrâneo impenetrável. Durante a invasão, Mike Banning, um ex-agente dos serviços secretos da guarda do Presidente, que acaba por ficar involuntariamente preso no edifício, decide juntar-se à batalha e fazer o trabalho para o qual treinou durante toda a sua vida: proteger o presidente, a todo custo. Banning usa o seu treino e profundo conhecimento da residência oficial do presidente, tornando-se nos olhos e ouvidos da equipa de segurança nacional, chefiada por Allan Trumbull (Morgan Freeman), no interior da Casa Branca. Com o escalar da tensão, os terroristas começam a executar reféns e prometem concretizar todas ameaças, caso as suas exigências não sejam atendidas. A equipa de segurança nacional não tem assim outra opção se não depositar as suas esperanças em Banning para cumprir a missão de resgatar o Presidente antes dos terroristas levarem a cabo o seu aterrorizante plano.

“Photo”
de Carlos Saboga
Portugal – Drama – 2012
Sinopse: A mãe acaba de morrer. O pai não é aquele que ela julgava. Elisa sente-se perdida entre um passado incerto e um futuro fechado pela perspectiva do casamento.A sua busca de um pai improvável, que é também uma fuga ao presente, condu-la de Paris a Lisboa, do fantasma dos anos 70 do século passado aos primeiros anos de um novo século fantasmático. Este itinerário leva-a a cruzar mortos que falam, memórias que vacilam, torcionários reformados e revolucionários arrependidos. No fim do percurso, uma verdade dúbia aberta para um novo mistério, como uma história de que se não conhece a última palavra.

“Renoir”
de Gilles Bourdos
França – Drama – 2012
Sinopse: Côte d’Azur, 1915. Nos últimos anos da sua vida, o pintor Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela perda da mulher, pelas dores da artrose e pelas terríveis notícias de que o seu filho Jean foi ferido na guerra. No entanto, quando uma jovem rapariga entra milagrosamente no seu mundo, o velho pintor enche-se de uma nova e inesperada energia. Cheia de vida e beleza, Andrée será o último modelo de Renoir, e a força por detrás de uma espantosa renovação. De regresso a casa para convalescer, também Jean cai no feitiço da nova estrela do firmamento Renoir. No paraíso mediterrânico da família e perante a feroz oposição do pai, Jean apaixona-se por aquele espírito rebelde e indomável. E, enquanto o amor surge, dentro do ser abalado pela guerra que é Jean, um cineasta começa a despontar.

“Só Precisamos de Amor”
de Susanne Bier
Dinamarca – Romance – 2012
Sinopse: Depois de apanhar o seu marido na cama com uma jovem colega de trabalho, Ida decide viajar sozinha para Sorrento, em Itália, onde se irá realizar o casamento da filha. No caminho, tem um pequeno acidente de carro e conhece Philip, o pai do noivo, causando de imediato uma primeira má impressão. Já na casa à beira-mar onde Philip viveu em tempos com a falecida mulher, sucede-se uma série de confusões e mal entendidos, mas aquela primeira impressão depressa se desvanece, e Ida pode bem ter encontrado a oportunidade de refazer a sua vida.