“Contágio”

de Steven Soderbergh

EUA – Thriller – 2011

Sinopse: Contágio acompanha a progressão dum vírus desconhecido. À medida que este se espalha a uma velocidade nunca vista no mundo contemporâneo, vão-se revelando aspectos menos lisonjeiros da humanidade. Numa corrida contra o tempo e este ameaçador e implacável organismo, uma mão-cheia de gente extraordinária luta em diversas frentes para conter a progressão do vírus.

 

“Identidade Secreta”

de John Singleton

EUA – Thriller – 2011

Sinopse: Desde que se conhece que Nathan Harper tem a desconfortável sensação de estar a viver a vida de outra pessoa. Quando se depara com uma fotografia de si mesmo em criança numa página da internet sobre pessoas desaparecidas, os seus mais obscuros receios tornam-se realidade, descobrindo que os seus pais não o são de verdade e que a sua vida é uma mentira, cuidadosamente fabricada para esconder algo mais misterioso e perigoso do que alguma vez pudera imaginar. Quando começa a reconstituir aos poucos a sua verdadeira identidade, Nathan vê-se alvo de um grupo de assassinos bem treinados, forçando-o a fugir com a única pessoa em quem pode confiar, a sua vizinha Karen. Cada segundo conta, mas à medida que os seus inimigos se aproximam, Nathan percebe que a única maneira de sobreviver – e desvendar o mistério sobre o seu desaparecido pai biológico – é deixar de fugir e tomar conta do assunto com as suas próprias mãos.

“No meu Lugar”

de Eduardo Valente

Brasil – Drama – 2009

Sinopse: Rio de Janeiro, hoje. Um agente da polícia vê-se obrigado a intervir num assalto a uma casa de classe média alta no bairro das Laranjeiras, que termina com a morte de um refém. Depois do incidente, que resulta numa tragédia inesperada, desencadeiam-se três histórias passadas em tempos diferentes: dias depois, o polícia que foi suspenso tenta continuar a vida, na companhia da única filha e dos amigos; semanas antes um rapaz das entregas de um supermercado apaixona-se pela empregada da vítima; cinco anos depois, a uma mulher volta com os seus dois filhos e o novo marido para esvaziar e vender a casa onde morou no seu casamento anterior, até à morte do primeiro marido.

“Os Três Mosqueteiros”

de Paul W.S. Anderson

EUA – Ação/Aventura – 2011

Sinopse: Porthos, Athos e Aramis são três guerreiros de elite que servem o Rei de França, os melhores dentro do seu grupo de Mosqueteiros. Ao descobrirem uma sinistra conspiração que planeia derrubar o Rei, os três mosqueteiros cruzam-se com D’Ártagnan -um jovem aspirante a herói -que acolhem ao seu cuidado. Juntos, os quatro embarcam na perigosa missão de desmascarar a traição que ameaça não só o futuro da Coroa francesa, mas também o da própria Europa.

“Route Irish – A Outra Verdade”

de Ken Loach

Reino Unido – Thriller – 2010

Sinopse: Em setembro de 2004, Fergus (antigo SAS) convence o seu amigo de infância Frankie, a integrar a sua equipa de segurança em Bagdad por um salário mensal de 12.000 libras, livre de impostos. Juntos, eles irão arriscar as suas vidas numa cidade onde reina a violência, o terror, a impunidade e a ganância. Uma cidade inundada com milhões de dólares americanos. Em setembro de 2007, Frankie morre na “Route Irish”, a estrada mais perigosa em Bagdad. Fergus rejeita a explicação oficial, e revoltado com o desgosto, volta para Liverpool, onde dá inicio à sua própria investigação da morte do seu alter ego.

“Submarino”

de Richard Ayoade

Reino Unido – Comédia – 2010

Sinopse: Na cabeça de Oliver Tate, um adolescente de 15 anos, ele é cool, um génio literário. Na realidade, é socialmente incapaz e bastante impopular. Oliver estabeleceu dois objectivos para o Verão: perder a virgindade antes do seu próximo aniversário, com Jordana – uma “bully” piromaníaca – e evitar que a mãe troque o seu pai por um “guru” new age…

“Terça, depois do Natal”

de Radu Muntean

Roménia – Drama – 2010

Sinopse: Paul está casado com Adriana há 10 anos. Têm uma filha, um carro, um apartamento e parecem continuar apaixonados. Paul tem também um caso com Raluce, uma dentista de 27 anos, que conheceu há 6 meses. Paul ama as duas mulheres, mas quando ambas se encontram por acaso, ele é obrigado a tomar uma decisão.