“Collider”
de Jason Butler
Portugal – Ficção Cientifica – 2013
Sinopse: Quando uma experiência científica corre da pior forma possível, o mundo enfrenta os dias mais negros da sua história. Em 2018, o planeta entra em colapso e a espécie humana é dizimada devido a uma sucessão de desastres naturais e ao surgimento de uma raça mutante apelidada de “Os Desconhecidos” (The Unknown). Peter, Alisha, Carlos, Fiona, Luke e Lucia terão de unir esforços para conseguirem reactivar o Collider e assim recuarem no tempo e evitar o apocalipse. Mas esta não será uma viagem fácil: em menos de 24 horas, o portal irá fechar-se para sempre…

“Insidious: Capítulo 2”
de James Wan
EUA – Terror – 2013
Sinopse: A famosa dupla do terror, o realizador James Wan e o argumentista Leigh Whannel, juntam-se aos membros do elenco original numa sequela do aclamado filme de terror, que acompanha a assombrada família Lambert, quando esta tenta desvendar o misterioso segredo de infância que a deixou perigosamente ligada ao mundo dos espíritos.

“Malavita”
de Luc Besson
EUA – Comédia – 2013
Sinopse: Um chefe da máfia e a sua família são enviados para uma pacata cidade em França, ao abrigo do Programa de Proteção de Testemunhas, após terem denunciado os seus amigos do crime. Apesar dos esforços do Agente Stansfield para os “manter na linha”, Fred Blake, a sua mulher Maggie e os seus filhos, Belle e Warren, não conseguem evitar recorrer aos velhos hábitos de resolver os problemas ao estilo da “família”. O caos instala-se quando os seus antigos companheiros da máfia os tentam encontrar e quando isso acontece, as situações são resolvidas da forma mais improvável…

“O Quinto Poder”
de Bill Condon
EUA – Biografia – 2013
Sinopse: A história começa quando o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e o seu colega, Daniel Domscheit-Berg, se juntam para vigiar de forma anónima pessoas influentes e poderosas. Com muito poucos recursos financeiros, eles criam uma plataforma que permite aos delatores expor, de uma forma anónima, informações confidenciais que colocam a descoberto segredos obscuros dos governos e crimes praticados por grandes corporações. Em pouco tempo, começam a libertar um maior número de notícias bombásticas, do que as maiores empresas de media do mundo juntas. Mas quando Assange e Berg têm acesso ao maior tesouro de informação confidencial da história dos EUA, lutam entre eles sobre uma questão essencial nos nossos tempos: Quais são os custos de manter segredos numa sociedade livre – e quais são os custos de os expor?

“O Verão da Minha Vida”
de Jim Rash, Nat Faxon
EUA – Comédia – 2013
Sinopse: A história de Duncan, um rapaz de 14 anos e das férias de Verão – estranhas, divertidas, e por vezes dolorosas, que passa com a sua mãe Pam (Toni Collette), o seu arrogante namorado Trent (Steve Carell) e a filha deste, Steph. Embora Duncan tenha alguma dificuldade em se adaptar e descobrir o seu lugar, encontra um improvável aliado e mentor em Owen um despreocupado funcionário do parque aquático local, onde Duncan arranja um emprego. Ao longo do verão, apesar de cada vez mais afastado da sua mãe mas com a ajuda de Owen, Duncan começa a ganhar confiança em si próprio. Usando a vulnerabilidade humana com uma dose de humor que transforma os problemas da vida em algo suportável, os realizadores Nat Faxon e Jim Rash oferecem-nos uma comédia agridoce mas ao mesmo tempo charmosa e perspicaz.

“Talvez um Dia”
de Travis Fine
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Quando um adolescente com Síndrome de Down é abandonado pela sua mãe, um casal gay acolhe-o e torna-se a família dedicada e afectuosa que ele nunca teve. Mas quando confrontado pelas autoridades, este casal é forçado a lutar contra um sistema legal que não permite a adopção por casais homosexuais, a fim de manter a criança que consideram como sua. Inspirado numa história verídica do final de 1970, o filme aborda questões jurídicas e sociais relacionadas com a homosexualidade e a família ainda hoje na agenda do dia.

“A Mentira de Armstrong”
de Alex Gibney
EUA – Documentário – 2013
Sinopse: Documentário sobre o ciclista Lance Armstrong, durante os treinos de preparação para a oitava conquista do título da Tour de France.

“Thor: O Martelo dos Deuses”
de Óskar Jónasson, Toby Genkel, Gunnar Karlsson
Islândia – Animação – 2011
Sinopse: O jovem ferreiro Thor sonha com grandeza, honra e respeito, mas a sua mãe tem outros planos, mais práticos, para ele. Diz a lenda que ele é filho de Ódin, o Rei dos Deuses, e os aldeões acreditam que ele vive sob a proteção dourada de Ódin. O que ninguém sabe é que a Rainha do Mundo subterrâneo, Hel, está a preparar um plano maléfico, que põe em perigo os humanos e os deuses. Por mero acidente, ou talvez por obra do destino, a arma mais poderosa do mundo, o martelo Esmagador, acaba nas mãos de Thor. Quando os gigantes arrasam a sua terra capturando, entre outros, Edda, a melhor amiga de Thor, ele vê-se forçado a dominar-se a si próprio e ao seu novo amigo, de forma a ter alguma hipótese na batalha contra as forças do mal.

“Vénus de Vison”
de Roman Polanski
França – Drama – 2013
Sinopse: Sozinho num teatro de Paris depois de um dia a fazer audições a atrizes para a peça que se está a preparar para encenar, Thomas está a queixar-se ao telefone sobre a baixa qualidade das candidatas. Nem uma tinha a qualidade suficiente para interpretar o papel principal. Thomas prepara-se para sair quando chega Vanda: uma desabrida e descarada lufada de energia. Vanda representa tudo o que Thomas detesta. Ela é rude, idiota e nada a fará deter até conseguir o papel. Mas quando Thomas se sente um pouco encurralado e a deixa tentar a sua sorte, fica espantado ao ver como Vanda se transforma. Não só descobriu as roupas e os cenários certos como percebe a personagem (cujo nome partilha) de uma forma íntima, além de saber todos os diálogos de cor. A “audição” vai demorando mais tempo e tornando-se mais intensa. A atracção de Thomas começa a tornar-se uma obsessão…