Estreias da Semana (15-Agosto-2013)

“A Rapariga de 14 de Julho”
de Antonin Peretjatko
França – Comédia – 2013
Sinopse: Desde que Hector encontrou Truquette no Louvre no dia 14 de julho que apenas tem um pensamento: seduzir esta rapariga por quem está apaixonado. O melhor método é levá-la até à beira-mar. O seu amigo Pator concorda incondicionalmente, especialmente se ela trouxer a sua amiga Charlotte… Acompanhados pelo inevitável Bertier, partem pelas estradas secundárias de França, onde os bancos não têm dinheiro. É normal, é tempo de crise. A França tem de voltar ao trabalho e, por isso, mesmo a meio do verão, o governo decide encurtar um mês ao período de férias nacional. Depois do abalo inicial e alguns maços de dinheiro mais tarde, o grupo separa-se como se a França tivesse sido cortada ao meio, entre invejosos “julhianos” e “agostianos”. Mas remar contra o ritmo de trabalho não assusta o trio que restou, verdadeiramente determinado em encontrar a Rapariga de 14 de julho e aproveitar um verão em grande.

“Aviões”
de Klay Hall
EUA – Animação – 2013
Sinopse: Dusty é um avião pulverizador de colheitas com um grande coração cujo sonho é competir como avião de corridas de alta competição. Mas Dusty não foi propriamente feito para participar em corridas aéreas- e ainda por cima tem medo de alturas. Por isso, recorre a Skipper, um avião militar, que ajuda Dusty a qualificar-se para competir com Ripslinger, o detentor do título de campeão do circuito de corridas. A coragem de Dusty é posta à prova quando ousa alcançar alturas que nunca imaginara possíveis, inspirando-o a voar mais alto.

“Amigas em Jogo”
de Marie-Castille Mention-Schaar
França – Comédia – 2012
Sinopse: A história passa-se em Carhaix, em plena Bretanha. Um pequeno hospital, uma tranquila maternidade, sem muitos partos. Mathilda, parteira do hospital, Firmine a enfermeira do berçário, e Louise a proprietária do Bowling de Carhaix são amigas e vivem uma vida pacata e feliz. Mas quando a parisiense Catherine é enviada para reestruturar o hospital e especialmente fechar a maternidade que é pouco rentável, o grupo de amigas, com idade, personalidade e origens muito diferentes, vão formar um grupo forte de solidariedade na defensa da maternidade. A Vida, o amor, a amizade, a Bretanha e … o bowling!

“Elysium”
de Neill Blomkamp
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: No ano 2159, existem dois tipos de pessoas: os muito ricos, que vivem numa estação espacial chamada Elysium, e os restantes, que vivem numa arruinada e superpovoada Terra. A Secretária de Estado Delacourt vai tentar a todo o custo preservar o tipo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium – mas tal não impede as pessoas da Terra de tentarem entrar, utilizando para isso todos os meios ao seu alcance. Max aceita participar numa arriscada missão, que poderá resultar na igualdade destes mundos polarizados.

“Os Prodígios”
de Antoine Charreyron
Reino Unido – Animação – 2013
Sinopse: Nova Iorque, Central Parque, 2010. Cinco adolescentes são violentamente assaltados. Mas não são adolescentes comuns… são prodígios. O trauma do assalto incita-os a virarem-se contra o mundo, de uma forma fria e calculista. As cinco mentes brilhantes juntam-se para planear a vingança perfeita. A única pessoa que sabe da desgraça que se espera é Jimbo Farrar, um sexto prodígio. Enquanto ele optar por lutar contra os seus cinco iguais com todas as suas forças, há esperança para o mundo. Mas se ele se passar para o lado deles, é só uma questão de tempo até se dar um desastre de proporções apocalípticas…

“Percy Jackson e o Mar dos Monstros”
de Thor Freudenthal
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Baseado no fenómeno literário do autor Rick Riordan, “Percy Jackson e o Mar dos Monstros” continua a saga épica de um semideus para cumprir o seu destino. Para salvar o mundo, Percy e os seus amigos têm de encontrar o fantástico e mágico Velo de Ouro. Embarcando numa traiçoeira odisseia pelas desconhecidas águas do Mar dos Monstros, conhecido pelos humanos como o Triângulo das Bermudas, irão enfrentar criaturas aterradoras, um exército de zombies e o derradeiro Diabo.

“Viramundo”
de Pierre-Yves Borgeaud
França – Documentário – 2013
Sinopse: Depois de décadas de concertos esgotados e reconhecimento internacional, o músico Gilberto Gil embarca num novo género de tournée mundial pelo hemisfério sul. Do Brasil à Austrália, passando pela África do Sul, Gilberto Gil continua o trabalho que iniciou no Ministério da Cultura, quando se tornou no primeiro ministro negro do Brasil – promovendo o poder da diversidade cultural num mundo globalizado e partilhando a sua visão do nosso futuro comum: um planeta diverso e interligado carregado de esperança, partilha… e, claro, música!