“À Lei da Bala”
de Tony Krantz
EUA – Thriller – 2011
Sinopse: No final de uma noite, Ned Cruz, um investigador privado de Los Angeles, recebe a visita de um boxer russo, recentemente colocado em liberdade condicional, que lhe apresenta uma intrigante oferta de emprego: encontrar Lexie, a sua namorada desaparecida e os 30 milhões de dólares em diamantes que ela esconde. Assim que o detetive Cruz inicia a sua busca para encontrar Lexie, as pistas enviam-no aos becos mais recônditos da cidade e a duvidosos indivíduos, desde um ator de Hollywood com um pequeno segredo sujo, até um produtor da indústria pornográfica com um particular interesse no seu próprio trabalho, e uma empregada de mesa com um estranho fetiche pelas teorias da Física de Partículas. Lexie revela ser tão misteriosa quanto bonita e Cruz torna-se obcecado por encontrá-la. Com o tempo a esgotar-se, Cruz descobre que as pistas apontam para um bilionário solitário, e para o seu colega, que planeiam recriar a explosão conhecida por Big Bang, por baixo do deserto do Novo México. Perseguido por um trio de polícias igualmente interessados em encontrar os diamantes perdidos, e com o número de corpos a aumentar, Cruz compreende que o simples caso de uma pessoa desaparecida é tudo menos isso, e possivelmente pode trazer o fim do mundo como nós o conhecemos.

“A Saga Twilight: Amanhecer Parte 2″
de Bill Condon
EUA – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: Bella desperta transformada – ela agora é mãe e finalmente … uma vampira, deixando Edward fascinado com a sua beleza, velocidade e incomum auto-controlo – a “recém-nascida” Bella nunca se sentiu tão viva. Enquanto isso, Jacob Black vê o seu destino marcado por Renesmee, a excepcional filha de Bella e Edward. A chegada desta criança tão especial funciona como um elo de ligação para esta família alargada, mas acaba também por desencadear as forças que ameaçam destruí-los a todos. Acreditando que Renesmee constitui uma ameaça ao poder e existência dos Volturi, a renegada vampira Irina convoca este clã e juntos preparam-se para destruir essa potencial ameaça. De modo a protegerem a sua família, Bella, Edward e os Cullens – com a ajuda de todos os aliados que conseguem encontrar – preparam-se assim para a batalha final.

“Centurião”
de Neil Marshall
Reino Unido – Ação/Aventura – 2010
Sinopse: Quintus, o único sobrevivente de um ataque selvagem a uma fortificação romana de fronteira, na Inglaterra dos pirmeiros anos da era Cristã, decide alistar-se na IX legião do General Virilus e juntar-se à missão de exterminar as terríveis tribos conhecidas como Pictos. Quando a legião sofre um ataque surpresa e Virilus é capturado, Quintus e os poucos soldados que restam acabam por lutar pela sobrevivência em campo inimigo enquanto procuram salvar o seu general, escapar ao inimigo, à tortura e à morte certa.

“Deste Lado da Ressurreição”
de Joaquim Sapinho
Portugal – Drama – 2011
Sinopse: Desde o divórcio dos pais, a família não voltou a ver Rafael. A irmã, Inês, foge de casa para o procurar quando sabe que ele regressou à praia do Guincho para voltar a surfar.

“Está no Ar”
de Pierre Pinaud
França – Comédia – 2012
Sinopse: Enquanto animadora de um programa de rádio de grande sucesso, Mélina é uma das vozes mais conhecidas de França. No seu fórum nocturno, Mélina ajuda com bom humor e impertinência a resolver os problemas afectivos e sexuais dos seus ouvintes mas na vida real mantém o anonimato e a sua vida é muito mais solitária do que se poderia pensar. Até que aos 40 anos resolve, subtilmente, ir à procura da mãe que nunca conheceu.

“O Substituto”
de Tony Kaye
EUA – Drama – 2011
Sinopse: Henry Barthes é um educador com grande talento para estabelecer ligação com os seus alunos. No entanto, Henry optou por enterrar o seu dom. Passando os dias como professor substituto, evita convenientemente quaisquer ligações emocionais ao não ficar tempo suficiente em lado nenhum para se apegar quer a alunos, quer a colegas. Quando é colocado numa escola pública, onde uma direcção frustrada e esgotada criou um corpo estudantil apático, Henry torna-se rapidamente num exemplo para os jovens desafeiçoados. Ao descobrir uma ligação emocional improvável com os alunos, os professores e uma adolescente foragida que recolhe das ruas, Henry apercebe-se de que não está sozinho na sua luta de vida e de morte para encontrar beleza num mundo aparentemente cruel e sem amor.