Estreias da Semana (19-Setembro-2013)

“A Deusa”
de Mark Lamprell
Austrália – Musical – 2013
Sinopse: Quando Elspeth Dickens, a jovem mãe de dois impertinentes gémeos, instala uma webcam na sua cozinha, as suas engraçadas canções transformam-na numa sensação da internet. Enquanto o marido James (Ronan Keating) está ausente a salvar baleias pelo mundo, é oferecida a Elspeth a oportunidade de uma vida. Mas quando ela se vê forçada a escolher entre a fama e a família, a recém deusa da internet quase perde tudo.

“A Evocação”
de James Wan
EUA – Terror – 2013
Sinopse: Antes de Amityville, existia Harrisville. Baseado numa história verídica “The Conjuring” narra o conto de terror de dois investigadores do paranormal mundialmente conhecidos Ed e Lorraine Warren chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma obscura presença numa fazenda isolada. Forçados a confrontar uma entidade demoníaca poderosa, os Warren são apanhados no caso mais assustador das suas vidas.

“Circuito Fechado”
de John Crowley
Reino Unido – Drama – 2013
Sinopse: Numa manhã, um movimentado mercado de Londres é dizimado por uma explosão. Na caça ao homem que se segue, apenas um membro da célula terrorista suspeita sobrevive: Farroukh Erdogan, que é preso. Começam as preparações para o que promete ser o julgamento do século. Mas há um problema: o governo vai utilizar provas confidenciais para julgar Erdogan, provas tão secretas que nem ele, ou os seus advogados, estão autorizados a ver. Surge assim a necessidade do Procurador-Geral nomear uma advogada de defesa adicional, Claudia Simmons-Howe, com autorização do governo para aceder às provas confidenciais e assim poder argumentar em tribunal, em sessão à porta fechada. Para Claudia as regras são claras: assim que as provas forem partilhadas ela não poderá comunicar nem com o arguido nem com qualquer elemento da defesa. Contudo, na véspera do caso ir a tribunal, o advogado de Erdogan subitamente morre e entra em cena um novo advogado de defesa, Martin Rose. Martin é tenaz, impulsivo, brilhante e ex-namorado de Claudia. Os dois advogados decidem manter em segredo o antigo caso amoroso. No entanto, assim que Martin começa a juntar as peças do caso, os contornos de uma sinistra conspiração emergem e ambos voltam a estar perigosamente perto.

“Como um Trovão”
de Derek Cianfrance
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Luke ganha a vida a realizar performances de motas em feiras populares que viajam de cidade em cidade. Ao passar por Schenectady em New York, Luke tenta reaproximar-se da ex-namorada Romina e descobre que na sua ausência de quase um ano, ela teve um filho seu, Jason. Luke resolve desistir da sua vida na estrada para sustentar a família, conseguindo um emprego como mecânico de automóveis. Ao perceber o talento e ambição de Luke, o seu novo chefe, Robin, propõe-lhe sociedade numa série de espetaculares assaltos a bancos – o que vai colocar Luke na mira do novato e ambicioso policia Avery Cross. Avery, que trabalha num departamento local da polícia, controlado pelo corrupto e perigoso detetive Deluca, está a tentar encontrar um equilíbrio entre a sua vida profissional e a vida familiar, que inclui a sua mulher Jennifer e o filho AJ. O confronto entre Avery e Luke vai trazer consequências para o futuro e são os filhos de ambos, Jason e AJ, que terão de enfrentar este fatídico legado.

“Insensíveis”
de Juan Carlos Medina
Espanha – Terror – 2012
Sinopse: Durante a guerra civil espanhola e até aos anos 60, um hospital psiquiátrico tenta curar crianças que não sentem dor submetendo-as a sofrimento físico. No presente, um neurocirurgião famoso que precisa de um transplante de medula, descobre aquele passado sinistro ao procurar os seus pais biológicos.

“Justin e a Espada da Coragem”
de Manuel Sicilia
Espanha – Animação – 2013
Sinopse: Ambientada num mundo mágico medieval onde as crianças ainda sonham, esta é uma história sobre a determinação de um menino para alcançar seu sonho – tornar-se num verdadeiro cavaleiro. É um conto sobre a amizade, a honra e a coragem.

“Por detrás do Candelabro”
de Steven Soderbergh
EUA – Biografia – 2013
Sinopse: Sinónimo de espetáculo, extravagância e candelabros, Liberace foi um artista de renome mundial, com um talento que o tornou querido do público e lhe permitiu conquistar uma base leal de fãs ao longo de uma carreira de 40 anos. Liberace viveu luxuosamente e teve uma vida de excessos, dentro e fora do palco. No verão de 1977 conhece o jovem e belo Scott Thorson e apesar da diferença de idades e de pertencerem a mundos opostos, os dois envolvem-se numa secreta relação amorosa durante cinco anos.

“Riddick”
de David Twohy
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Traído pela sua própria raça e deixado para morrer num planeta isolado, Riddick luta para sobreviver num ambiente hostil repleto de predadores alienígenas e caçadores de toda a galáxia em seu encalço. Riddick lança-se numa violente viagem de vingança antes de retornar ao seu planeta natal, Furya, para salvá-lo da destruição.

“Shun Li e o Poeta”
de Andrea Segre
Itália – Drama – 2013
Sinopse: Shun Li trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho em Itália. De repente, é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna que Bepi, pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’, costuma frequentar. O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes. Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação da qual talvez ainda tenham demasiado medo.