“20.000 Dias na Terra”
de Jane Pollard, Iain Forsyth
Reino Unido – Drama – 2014
Sinopse: O 20.000º dia na vida de Nick Cave – a partir do som do seu despertador, logo pela manhã, até a um passeio nocturno pela praia, após um concerto – transforma-se num retrato poético e atmosférico acerca de um dos mais criativos artistas do nosso tempo. Na sua estreia cinematográfica, a dupla Jane Pollard e Iain Forsyth combina fantasia e realidade, privado e público, num dia ficcionado, capturando a história de vida deste músico aclamado. Algumas cenas dramatizadas – como uma conversa com o psicanalista acerca da sua infância, ou um arquivista a às voltas com as fotografias dos tempos selvagens de Nick Cave – cruzam-se com imagens de ensaios e gravações em estúdio e com testemunhos de outros artistas que colaboraram com Cave, como Blixa Bargeld ou Kylie Minogue. A narração, inequivocamente redigida e relatada pelo próprio Nick Cave, explicam a sua visão do mundo, a sua vida e acima de tudo a filosofia que está na origem da composição das suas músicas.
“Viagem a Itália”
de Michael Winterbottom
Reino Unido – Comédia – 2014
Sinopse: O The Observer pediu a Rob e Steve que fizessem mais uma série de críticas a restaurantes. Eles falam de coisas como a vida, o amor, o trabalho e o exílio. Discutem Byron e Shelley, poetas Românticos cujas vidas foram definidas pelo tempo que passaram em Itália. Acompanhamos a viagem em que eles embarcam, os hotéis onde ficam, os restaurantes onde comem, as cozinhas e os chefs que preparam a comida e depois a conta no fim.
“Campo de Flamingos Sem Flamingos”
de André Príncipe
Portugal – Documentário – 2013
Sinopse: Entre setembro e dezembro de 2011, o realizador André Príncipe, o director de fotografia Takashi Sugimoto e o operador de som Manuel Sá, percorreram de caravana as fronteiras do país para fazer este documentário. O resultado, é uma viagem pontuada por encontros com pessoas e animais, assim como um levantamento da paisagem, noturna e diurna, urbana e rural, de um Portugal real pós-Internet.
“Dois Dias, Uma Noite”
de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
França – Drama – 2014
Sinopse: Sandra é uma trabalhadora cujo emprego é ameaçado quando os seus empregadores decidem oferecer um prémio aos restantes trabalhadores se eles votarem para que Sandra não regresse ao emprego. Ajudada pelo marido, Sandra tem apenas o fim-de-semana para visitar os colegas e convencê-los a abdicarem dos seus prémios para que ela possa voltar ao emprego.
“Serena”
de Susanne Bier
EUA – Drama – 2014
Sinopse: Situado nas montanhas da Carolina do Norte na década de 1920, “Serena” é uma história de amor entre George Pemberton e a sua jovem mulher Serena, uma estreante no mundo dos negócios da exploração da terra e da madeira. A força e capacidade de liderança de Serena surpreende os trabalhadores e as ambições que ela tem sobre o crescimento da empresa aumentam à medida que se prepara para lutar contra o governo para manter as suas terras em vez de as vender para os Parques Nacionais. Mas a tragédia atinge este casal depois de Serena sofrer um aborto e descobrir que não pode mais ter filhos. Esta condição faz com que não consiga suportar a ideia do filho ilegítimo que o seu marido teve de uma relação anterior e acaba por contratar um dos funcionários para assassinar o filho antes de estes se conhecerem.
“The Hunger Games: A Revolta – Parte I”
de Francis Lawrence
EUA – Ação/Aventura – 2014
Sinopse: O fenómeno mundial de Os Jogos da Fome continua a incendiar o mundo com The Hunger Games: A Revolta – Parte 1, onde encontramos Katniss Everdeen no Distrito 13, depois de estilhaçar literalmente os jogos para sempre. Sob a liderança da Presidente Coin e o conselho dos seus amigos de confiança, Katniss estende as suas asas ao lutar para salvar Peeta e uma nação comovida pela sua coragem.