“Amor ao Acaso”

de Bart Freundlich
EUA – Comédia – 2012
Sinopse: Sandy é uma mãe de família, bonita, inteligente e na casa dos quarenta. Quando descobre que está a ser traída pelo marido, decide deixá-lo e muda-se com os dois filhos para Nova Iorque para recomeçar a vida. Agora mãe solteira e dividida entre a casa e o trabalho, Sandy contrata um baby-sitter chamado Aram. Aram tem 25 anos. E é bonito. Não leva muito tempo para que se desenvolva uma química entre eles, acabando por se apaixonarem um pelo outro. Mas será este um amor casual, incapaz de resistir às diferenças de idade que os separam, ou algo verdadeiro?

“Coriolano”

de Ralph Fiennes
Reino Unido – Reino Unido – 2011

Sinopse: Caius Martius “Coriolano”, um reverenciado e temido general romano, está em conflito com a cidade de Roma e com os seus concidadãos. Pressionado pela sua mãe, ambiciosa e controladora, Volumnia, a procurar a cobiçada e poderosa posição de Cônsul, ele está relutante em insinuar-se junto às massas, cujos votos necessita para assegurar o cargo. Quando o povo se recusa a apoiá-lo, a raiva de Coriolano gera um motim que culmina na sua expulsão de Roma. O herói banido alia-se então ao seu jurado inimigo Tullus Aufidius para se vingar da cidade.

“Lorax”

de Chris Renaud, Kyle Balda
EUA – Animação – 2012

Sinopse: Dos criadores de Gru – O Maldisposto e da imaginação de Dr. Seuss, Lorax é uma adaptação do clássico conto de uma criatura da floresta que partilha o contínuo poder da esperança. A aventura de animação segue a viagem de um rapaz de 12 anos que procura apenas o que o fará ganhar o afeto da rapariga dos seus sonhos. Para o encontrar, terá de descobrir a história do Lorax, a irritante mas charmosa criatura que luta para proteger o seu mundo.

“Swans”

de Heidi Wilm, Hugo Vieira da Silva
Portugal – Drama – 2010

Sinopse: Pai e filho viajam para Berlim. O filho nunca conheceu a mãe que está agora no hospital em estado de coma. Vivendo temporariamente entre o apartamento da mãe e as visitas ao hospital, ambos são forçados a lidar com a intimidade, sentimentos passados, um corpo desconhecido, e também com o seu próprio corpo. Os dois embarcam numa nova experiencia sensorial do mundo…

“The Hunger Games – Os Jogos da Fome”

de Gary Ross
EUA – Ação/Aventura – 2012

Sinopse: Num futuro não muito distante, os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 estados. Para entretenimento das massas todos os anos se realizam os Hunger Games, onde 2 representantes de cada estado se digladiam até à morte.

“Um Amor de Juventude”

de Mia Hansen-Løve
França – Drama – 2011

Sinopse: Aos quinze anos Camille apaixona-se desesperadamente por Sullivan, um rapaz quatro anos mais velho que sonha partir para a América do Sul. Passam juntos um belo verão mas o mundo de Camille desaba quando ele parte no final de 1999 e volta a desabar quando ele, uns meses depois, deixa de lhe escrever. Anos mais tarde, Camille estuda Arquitectura, conhece Lorenz, um arquitecto famoso e volta a ganhar confiança em si própria. Camille e Lorenz formam um casal sólido e ela está agora em condições de abrir o seu atelier, mas eis que Sullivan reaparece, oito anos depois…