“A Oeste de Memphis”
de Amy Berg
EUA – Documentário – 2012
Sinopse: Começando com uma análise incisiva da investigação policial de 1993 sobre os assassinatos de três rapazes de 8 anos Christopher Byers, Steven Branch e Michael Moore na pequena cidade de West Memphis, Arkansas, o filme revela novas provas acerca da prisão e condenação de outras três vítimas deste crime chocante – Damien Echols, Jason Baldwin and Jessie Misskelley. Os três jovens eram ainda adolescentes quando se tornaram alvo da investigação policial; os três perderam 18 anos das suas vidas, presos por um crime que não cometeram. O documentário é em si uma parte fundamental da história da luta de Damien Echols para salvar a sua própria vida. O filme mostra quão perto ele, a sua mulher Lorri Davis, a sua equipa de advogados, amigos e apoiantes estiveram de perder esta batalha. Depois de passar 18 anos no corredor da morte, Echols afirmou “ao enfrentar tal horror, ao passar por tanta dor e sofrimento, não se pode desistir…nunca se deve desistir”.

“As Vantagens de Ser Invisível”
de Stephen Chbosky
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Charlie, de 15 anos, é um rapaz estranho, adorável e ingénuo, que tenta reagir ao suicídio do seu melhor amigo e lutar contra a sua própria timidez. Este caloiro introvertido é acolhido por dois estudantes mais velhos que tentam apresentá-lo ao mundo real. Dos produtores de “Juno” e baseado no livro de Stephen Chbosky.

“As Voltas da Vida”
de Robert Lorenz
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Gus Lobel foi um dos melhores batedores de basebol durante décadas e apesar dos esforços para tentar escondê-lo, a idade começa a pesar-lhe. No entanto, Gus recusa afastar-se do que poderá ser o início do final da sua carreira. Ele pode não ter escolha. O responsável dos Atlanta Braves começa a questionar o seu discernimento. A única pessoa que poderá ajudá-lo é a única pessoa a quem Gus nunca pediria ajuda: a sua filha Mickey, sócia de uma poderosa firma de advogados em Atlanta, cuja ambição a levou a chegar à administração da Sociedade. Mickey nunca foi próxima do seu pai, que não estava preparado para ser pai solteiro, depois da morte da sua mulher. Mesmo agora, nos raros momentos em que estão juntos, ele distrai-se facilmente com o que Mickey considera ser o seu primeiro amor: o jogo. Contra a sua vontade e mesmo com as objecções de Gus, Mickey junta-se a ele na sua última viagem à Carolina do Norte, colocando em risco a sua própria carreira para salvar a dele. Forçados a passarem tempo juntos pela primeira vez em anos, cada um faz novas descobertas – revelando verdades guardadas sobre o seu passado e presente que poderão mudar o seu futuro.

“Fim de Turno”
de David Ayer
EUA – Drama/Thriller – 2012
Sinopse: Jake Gyllenhaal e Michael Peña são Taylor e Zavala, dois agentes da polícia de Los Angeles encarregues de patrulhar as ruas da difícil zona de South Central. Para conferir um tom pessoal ao filme, a ação é vista através de imagens capturadas nas viaturas, em câmaras de vigilância colocadas na via pública, ou mesmo recolhidas por criminosos e transeuntes. No conjunto, criam um retrato impressionante dos locais mais perigosos da cidade e da polícia que arrisca a vida diariamente.

“Não olhes para Trás”
de Marina de Van
França – Drama/Thriller – 2009
Sinopse: Depois de ver o romance que escreveu ser recusado pelo editor com quem trabalha como biógrafa, Jeanne começa a sentir estranhas alterações no seu dia-a-dia. Os móveis não estão no mesmo sítio, o marido e os filhos mudaram, a sua própria cara parece-lhe diferente. Quando vai a casa da mãe, escritora de sucesso, encontra uma fotografia que a vai perturbar ainda mais e que a faz partir para Itália tentar perceber a sua história e as transformações do seu corpo. Quando regressa já não é a mesma…

“Operação Outono”
de Bruno de Almeida
Portugal – Thriller – 2012
Sinopse: O filme inspira-se em factos verídicos, alguns dos quais foram recentemente descobertos por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto do General Humberto Delgado, e no seu livro Humberto Delgado, biografia do general sem Medo. A acção decorre entre Portugal, Espanha, Algéria, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981, desde a preparação da operação levada a cabo pela PIDE, e que tinham por nome de código: Operação Outono, até ao caso do Tribunal, já depois do 25 de Abril.

“Silent Hill: Revelação”
de Michael J. Bassett
EUA – Terror – 2012
Sinopse: Heather e o seu pai estão em fuga de forças perigosas que nenhum dos dois compreende. Na véspera do seu 18º aniversário, atormentada por pesadelos horrorosos e o desaparecimento do seu pai, Heather descobre que não é quem pensa ser.

“Um Ritmo Perfeito”
de Jason Moore
EUA – Comédia/Musical – 2012
Sinopse: Ao chegar à nova faculdade, Beca descobre que não se dá com muita gente mas, por qualquer razão, é atraída para um grupo que nunca teria escolhido por si: ao lado de raparigas ruins, queridas e estranhas, que a única coisa que têm em comum é cantar bem quando estão juntas. Quando Beca leva este grupo de cantoras acústicas para fora do seu mundo de arranjos tradicionais e harmonias perfeitas, para um registo totalmente diferente, elas irão levar as cordas vocais ao limite para chegar ao topo do canto a cappella. O resultado pode ser a melhor coisa que alguma vez fizeram ou a mais louca… ou provavelmente um pouco de ambas.