“A Morte de Carlos Gardel”

de Solveig Nordlund

Portugal – Drama – 2011

Sinopse: A história de Nuno, um jovem toxicodependente em coma, a morrer num hospital. Durante os dois dias em que se encontra entre a vida e a morte, cada um dos familiares evoca junto a ele uma teia de recordações do passado, através das quais percebemos o presente de Nuno. Álvaro e Cláudia, os pais divorciados e as suas novas relações disfuncionais, Graça, a tia médica que nunca terá filhos porque vive com Cristiana, todos eles se sentem culpados pelo estado de Nuno, pelos desalentos da vida, mas também pelos sonhos que criaram. O pai, Álvaro, apaixonado por tango, recusa-se a aceitar a morte de Nuno, deixando-se levar numa espiral de delírio e confundindo um imitador com o seu cantor de tango argentino favorito, já desaparecido: Carlos Gardel.

“Amor Estúpido Louco”

de Glenn Ficarra, John Requa

EUA – Comédia – 2011

Sinopse: Cal Weaver (Steve Carell) é um homem de meia-idade que leva uma vida de sonho. No entanto, tudo isto se altera quando descobre que a sua mulher, Emily (Julianne Moore), o anda a trair e que quer terminar o casamento para iniciar uma nova vida com o amante. A notícia devasta Cal que entretanto conhece Jacob Palmer (Ryan Gosling), um homem que o vai ensinar a ter estilo e a seduzir mulheres.

“Cave of Forgotten Dreams”

de Werner Herzog

Canadá – Documentário – 2011

Sinopse: As grutas de Chauvet só foram vistas por um pequeno número de pessoas. Agora, Werner Herzog leva-nos ao seu interior onde estão as gravuras mais antigas da humanidade até hoje conhecidas.

“Killer Elite – O Confronto”

de Gary McKendry

EUA – Ação/Aventura – 2011

Sinopse: Baseado em acontecimentos reais, Killer Elite é um filme de espionagem e grande acção que acompanha o percurso de Danny (Jason Statham), um agente de operações especiais de elite. Após se ter deixado envolver numa intriga que o obriga a sair de um exílio a que se tinha imposto, Danny volta a reunir a sua equipa de especialistas para executar uma missão quase impossível – resgatar Hunter, o seu antigo mentor e parceiro. Juntos, vão ter de penetrar a respeitada e temida unidade militar britânica Special Air Services (SAS), para abater um grupo hostil de assassinos e o seu líder, a tempo de evitar que as suas acções desencadeiem uma crise global. Do México à Austrália, passando por Londres e Oman, o turbilhão de acção e adrenalina de Killer Elite vai levar Danny, Hunter e os espectadores numa vertiginosa perseguição ao redor do mundo.

“O Caçador de Trolls”

de Andre Ovredal

Noruega – Terror – 2011

Sinopse: A aventura de um grupo de estudantes de cinema que, após descobrir que a existência de Trolls foi ocultada durante anos por uma conspiração governamental, decide ir à sua procura de forma a conseguir captar imagens. Carregado de humor negro e mitologia nórdica, O Caçador de Trolls é um filme empolgante e divertido, repleto de imagens verdadeiramente espectaculares de trolls gigantes e destruição total.

“Os Olhos de Júlia”

de Guillem Morales

Espanha – Thriller – 2011

Sinopse: Júlia, uma mulher que sofre de uma doença degenerativa da vista, encontra a irmã gémea Sara, que já cegara devido ao mesmo problema, enforcada na cave da sua casa. Apesar de tudo apontar para que se trate de suicídio, Júlia decide investigar o que ela intuitivamente sente ter sido homicídio, penetrando num mundo obscuro que parece esconder uma misteriosa presença. À medida que Júlia começa a desvendar a terrível verdade acerca da morte da irmã, a sua visão vai-se deteriorando, até que uma série de mortes e desaparecimentos inexplicáveis se cruzam no seu caminho…

 

“Post Mortem”

de Pablo Larrain

Chile – Drama – 2010

Sinopse: Santiago, 1973. Mario Cornejo trabalha na morgue, dactilografando os relatórios das autópsias efectuadas pelos médicos legistas. Durante os dias do golpe de estado militar, Mario envolve-se com uma dançarina do cabaré Bim Bam Bum. “Voltar ao passado. Reconstruir a cena. Viver outra vez aquilo que já foi vivido. Repensar aquilo que já foi pensado. Recordar. Amar. Perder.”

“Uivo – Howl”

de Jeffrey Friedman, Rob Epstein

EUA – Drama – 2011

Sinopse: São Francisco, 1957. Uma obra-prima é julgada e esse é um momento decisivo para a contra-cultura americana. O filme recria a vida de Allen Ginsberg e do poema Howl, explorando géneros e temas que ainda hoje são actuais: a definição de obscenidade, os limites da liberdade de expressão, a natureza da arte.