“A Pesca do Salmão no Iémen”
de Lasse Hallstrom
Reino Unido – Comédia – 2011
Sinopse: Dr. Alfred, ou Fred, ou Jones é um funcionário do governo, um cientista bastante introvertido do Departamento de Agricultura e Pescas. Arrastando-se no quotidiano do seu emprego e com o casamento em estagnação, o seu mundo vê-se subitamente abalado quando é arrastado para um esquema engendrado por um Sheik iemenita obcecado pela pesca à mosca e que sonha em alcançar o que parece impossível – introduzir o salmão nos riachos do Iémen. Quando o governo britânico, desesperado em ter boas notícias na região, tem conhecimento do plano do Sheik, a corajosa porta-voz do Primeiro Ministro, Patricia Maxwell, pega na ideia – é uma boa história e irá desviar as atenções do último grande erro do governo. Fred é nomeado como supervisor do projecto, o que não lhe agrada, já que para um cientista tão conservador como ele, a ideia de levar o salmão para o Yemen é pouco menos do que uma loucura. Fred, no entanto, acaba por ser conquistado pelo carismático Sheik e pela sua visão mística do mundo, ao mesmo tempo que começa a ser seduzido pela sua representante, Harriet Chetwode-Talbot, uma simpática, encantadora e bela inglesa que o acompanha na sua viagem ao Iémen. Quando Fred é levado a ajudar Harriet a tentar resolver os problemas da vida dela, aprende a ver-se livre do seu profundo cinismo. Com o seu encorajamento e apoio, Fred aposta no excêntrico desafio do Sheik e embarca numa viagem à descoberta de si próprio e ao despontar de um amor tardio.

“À Queima-Roupa”
de Fred Cavayé
França – Thriller – 2010
Sinopse: Samuel é um enfermeiro que se encontra a trabalhar no hospital quando a mulher Anaya, que está grávida, é sequestrada diante dos seus olhos, sem nada que ele possa fazer para o impedir. Quando descobre que por detrás do rapto está um perigoso gansgter chamado Sartet, vê-se obrigado a cumprir com as regras impostas por ele; Mas rapidamente Samuel descobre que foi atirado para uma guerra aberta entre bandos rivais e polícias, ao mesmo tempo que entra numa corrida mortal para salvar a vida da sua mulher e do seu filho ainda por nascer.

“Impune”
de Dito Montiel
EUA – Thriller – 2011
Sinopse: Para garantir o sustento da sua mulher e a filha doente, e assim conseguir manter uma vida estável, um jovem polícia é obrigado a trabalhar duramente, fazendo vários turnos. Só que toda a sua vida fica ameaçada quando um segredo antigo obscuro é trazido à superfície. Uma fonte anónima revela novas informações sobre os antigos homicídios de dois homens, que estavam por resolver, e do possível encobrimento da polícia, originando uma cadeia de acontecimentos que vão agitar o bairro de Queens…

“Machos contra Fêmeas: A Guerra dos Sexos – Parte 1”
de Fausto Brizzi
Itália – Comédia – 2012
Sinopse: Uma comédia que apresenta diferentes histórias todas elas interligadas. A de um casal que, com o nascimento do primeiro filho, não faz amor há quase um ano. Embora ele seja um marido fiel, será que vai resistir às investidas da loira jogadora de vólei? Por sua vez dois vizinhos não perdem uma oportunidade para se insultarem ao bom estilo italiano. Mas será tudo ódio? Ao contrário de dois estudantes universitários que resolvem dividir um apartamento e não só… Já para não falar do colega de trabalho que ama a sua colega à distância. O caos domina nestas relações e a confusão é absolutamente hilariante.

“Marley”
de Kevin Macdonald
EUA – Documentário – 2012
Sinopse: O apelo universal de Bob Marley, o impacto que teve na história da música e o seu papel de profeta social e político são únicos e incomparáveis. A sua música e a sua mensagem transcendem a cultura, a língua e as crenças e ainda hoje ressoam por todo o mundo de forma tão poderosa como quando ele estava vivo. Poucos foram os músicos que alcançaram um impacto tão grande e Bob Marley, apesar da sua vida relativamente curta, continua entre eles.

“MIB – Homens de Negro 3”
de Barry Sonnenfeld
EUA – Ação/Aventura – 2011
Sinopse: J viu algumas coisas inexplicáveis nos seus 15 anos com os Homens de Negro, mas nada, nem mesmo extraterrestres, o conseguiram surpreender tanto como o seu estranho colega. Mas quando a vida de K e o destino do planeta estão em jogo, o agente J terá que viajar para trás no tempo para remediar as coisas. J descobre que existem segredos no Universo, acerca dos quais K nunca lhe falou — segredos que irão revelar-se quando ele fizer equipa com o agente K mais novo para salvar o seu parceiro, a agência e o futuro da humanidade.

“Michael”
de Markus Schleinzer
Áustria – Drama – 2011
Sinopse: Michael chega à sua pequena casa nos subúrbios depois de um longo dia de trabalho, abre a porta da cave e chama alguém na escuridão. Uma menino com 10 anos, Wolfgang, emerge lentamente das sombras. Depois de um jantar breve, eles passam a noite juntos a ver televisão, antes de Wolfgang voltar para o temido covil. Este é o segredo de Michael, 35 anos, corrector de seguros, que leva uma vida aparentemente normal mas que esconde um lado sombrio, revelado em casa, onde mantém Wolfgang seu prisioneiro, que submete a uma rotina de abusos sexuais. Os dois vão partilhando uma série de momentos de aparente naturalidade, que encobrem a verdadeira rela- ção entre o molestador e a vítima.