Estreias da Semana (24-Outubro-2013)

“Capitão Philips”
de Paul Greengrass
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: «Captain Philipps» representa a visão multi-facetada da captura, em 2009, do porta-contentores norte-americano Maersk Alabama por piratas da Somália. É simultaneamente – através do olhar característico de Paul Greengrass – uma emocionante aventura e um complexo retrato dos inúmeros efeitos da globalização. O filme mostra a relação entre o comandante do Alabama, o Capitão Richard Phillips (Tom Hanks, vencedor de dois Óscares), e Muse (Barkhad Abdi), o chefe Somali, que o tem como refém. Phillips e Muse vêem-se em rota de colisão quando Muse e a sua tripulação decidem atacar o navio desarmado de Phillips. No inevitável confronto, a 145 milhas da costa da Somália, ambos serão confrontados com forças alheias ao seu controlo.

“Ernest & Celestine”
de Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner
França – Animação – 2012
Sinopse: No mundo convencional dos ursos, é mal visto estabelecer amizade com um rato. Mas Ernest é um urso diferente, palhaço e músico, que acolhe a pequena Celestine, uma órfã que se sente sozinha no mundo subterrâneo dos roedores. Estes dois solitários vão reconfortar-se e apoiar-se, e confrontar a ordem estabelecida…

“Eu Receberia as Piores Notícias dos seus lindos lábios”
de Beto Brant, Renato Ciasca
Brasil – Drama – 2011
Sinopse: Um triângulo amoroso envolve Cauby, um fotógrafo de passagem pelo interior da Amazónia, a bela e instável Lavínia e o seu marido, o pastor Ernani, que acredita ser possível consertar as contradições do mundo. Lavínia, o corpo, Cauby, o olhar, Ernani, a palavra – os três vértices de uma paixão incandescente, em meio à natureza ameaçada de devastação.

“Mud”
de Jeff Nichols
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Uma história de redenção no espírito de Huckleberry Finn. A amizade improvável entre um perigoso fugitivo chamado Mud (Matthew McConnaughey) e dois adolescentes de 14 anos. Os rapazes estão determinados a ajudá-lo a escapar aos seus perseguidores e a reuní-lo à mulher que ama.

“Grand Central”
de Rebecca Zlotowski
França – Drama – 2013
Sinopse: Gary é jovem, ágil, e aprende depressa. Ele está entre aqueles a quem nunca foi prometido nada. De biscate em biscate, acaba contratado por uma central nuclear. Na zona mais perto do reator, onde as doses radioativas são mais fortes, encontrou finalmente o que procurava: dinheiro, uma equipa, uma família. Mas da equipa faz também parte Karole, a mulher de Toni. Gary apaixona-se por ela. O amor interdito e a radiação contaminam-no lentamente e a cada dia que passa, a ameaça cresce…

“Plano de Fuga”
de Mikael Håfström
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Ray Breslin, um reputado especialista mundial em estruturas de segurança, decide aceitar um desafio: conseguir fugir de uma instalação ultra-secreta e de alta tecnologia chamada “O Túmulo”. Só que uma vez lá prisioneiro, Breslin descobre que foi enganado e é considerado como um verdadeiro preso de alta-segurança. Para conseguir fugir ele vê-se obrigado a recrutar Emil Rottmayer, também ele aprisionado nas mesmas condições, para o ajudar a elaborar um plano impossível que os possibilite escapar à prisão mais protegida e fortificada alguma vez construída.

“Quatro Leões”
de Christopher Morris
Reino Unido – Comédia – 2010
Sinopse: Quatro jovens jihadistas britânicos aspiram tornarem-se bombistas suicidas. Eles são Omar (Riz Ahmed) o líder do grupo e um crítico acérrimo da sociedade ocidental e do imperialismo; o seu amigo simples e intelectualmente pouco dotado Waj (Kayvan Novak); Barry (Nigel Lindsay), um branco com mau feitio recentemente convertido ao islamismo; e o ingénuo Faisal (Adeel Akhtar), que tenta treinar corvos para serem usados como bombistas. Felizmente para o mundo ocidental, todos os planos do grupo terminam em desastre para os próprios terroristas…

“Romeu e Julieta”
de Carlo Carlei
EUA – Drama – 2013
Sinopse: Baseado no famoso clássico de William Shakespeare, conta a história apaixonante de duas famílias inimigas e de um amor proibido que acabará em tragédia.

“Uma Família de Estranhos”
de Billy Bob Thornton
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Uma reflexão agridoce sobre as consequências da guerra, “Jayne Mansfield’s Car” é um olhar sobre duas famílias – uma do sul dos EUA e outra da Grã-Bretanha – reunidas no Alabama em 1969. A morte de uma mulher, casada primeiro com Jim Caldwell (Robert Duvall) e depois com Kingsley Bedford (John Hurt), acabou por unir as duas familias num processo onde tentarão ultrapassar resentimentos antigos, ciúmes, o medo de envelhecer e, mais do que tudo o resto, as tensões entre três gerações de pais e filhos cujas noções de masculinidade foram moldadas pela exposição à guerra e aos seus mitos e realidades.