“Idade do Gelo 4: Deriva Continental”
de Mike Thurmeier, Steve Martino
EUA – Animação – 2012
Sinopse: A história deste novo filme vai-se focar novamente em Diego, Sid e Manny que desta vez são separados do seus amigos e familiares após uma inundação e têm que usar um iceberg como navio para reencontrá-los.

“Agentes Secundários”
de Chris Miller, Phil Lord
EUA – Comédia – 2012
Sinopse: Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum) são dois jovem adultos que estão preparados para deixar para trás os traumas da adolescência. Os dois decidem entrar para a Policia e são colocados na Jump Street, uma divisão secreta que se especializa em crimes cometidos por jovens.

“Estrada de Palha”
de Rodrigo Areias
Portugal – Western – 2012
Sinopse: Esta é a história de um homem que após ter vivido longe do seu país durante mais de uma década, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão. Inspirado nos escritos de Henry David Thoreau, traduz «Desobediência Civil» para português. Num pais onde a corrupção e a extorsão são encaradas com normalidade, aqueles que materializam a representação do Estado prendem e matam impunemente. Alberto tenta combater a tirania do estado e salvar o que resta da sua familia. Mas este é um país onde nada muda…

“Mais uma noite de merda nesta cidade da treta”
de Paul Weitz
EUA – Comédia – 2012
Sinopse: Nick Flynn é um jovem escritor que procura definir-se. Ele tem saudades da sua falecida mãe, Jody, e da sua natureza ternurenta. Mas o seu pai, Jonathan, não passa de uma lembrança, uma vez que Nick não vê o pai há 18 anos. Jonathan Flynn há muito tempo que se definiu a si próprio como um grande escritor, “um mestre contador de histórias”. Depois de abandonar a sua mulher e o filho, Jonathan enfrenta a vida com seus próprios meios, e acaba a cumprir uma pena de prisão por passar cheques falsos. Depois de sair da prisão, ele conduz um táxi durante alguns anos, mas com a bebida e as excentricidades a aumentar, Jonathan perde o emprego. Apesar das ocasionais grandiosas cartas para o seu filho, ele manteve-se sempre ausente da vida de Nick. Ao ver-se subitamente “despejado” do seu apartamento, Jonathan recorre a Nick e os dois encontram-se pessoalmente. O homem mais velho é eloquente e formidável; oprimido, Nick, prepara-se no entanto para integrar o pai na sua vida. Mas depressa se apercebe que o seu esforço é em vão, pois o pai desaparece outra vez. Prosseguindo a sua vida, Nick aceita um emprego num centro para os sem-abrigo, onde aprende com o Capitão e com Joy a relacionar-se com os que chegam, noite após noite. Ao lidar com os sem-abrigo – alguns de forma permanente, outros temporários – e ao ouvir as suas histórias, Nick encontra finalmente o seu propósito de vida e de trabalho. Para além disto, envolve-se com uma colega de trabalho, Denise. Numa noite, Jonathan surge no centro, à procura de uma cama, e o sentido de compaixão de Nick vacila. Para dar a ambos uma oportunidade real de futuro, Nick terá de decidir para quem procurar primeiro redenção.

“O Moinho e a Cruz”
de Lech Majewski
Polónia – Drama – 2011
Sinopse: Recriação da pintura A procissão e o calvário, de Pieter Brugel, mostrando rituais seculares e o cotidiano do século XVI. Além de revelar as escolhas artísticas de Bruegel através do momento político que seu país vivia.

“O Nome da Discórdia”
de Alexandre de La Patellière, Matthieu Delaporte
França – Comédia – 2011
Sinopse: Vincent, um quarentão, vai ser pai pela primeira vez. Convidado para jantar em casa da sua irmã, Elizabeth e do seu cunhado, Pierre, encontra Claude, um amigo de infância. Enquanto aguardam a chegada de Anna, a sua jovem esposa, eternamente atrasada… Vincent é confrontado com perguntas sobre a paternidade num ambiente de boa disposição… Mas quando é questionado sobre a escolha de um nome para o bebé, a resposta gera o caos familiar.