A equipa do Cinema Sétima Arte classificou os filmes estreados nas salas de cinema em Portugal e filmes estreados em plataformas de streaming em julho de 2023.
O fenómeno “Barbenheimer”, que bateu recordes nas bilheteiras mundiais, dominou também as salas de cinema portuguesas em julho, tendo alcançado a maior receita de bilheteira desde que há registo. À boleia dos blockbusters, julho foi o melhor mês do ano para as salas de cinema portuguesas, muito à conta de “Barbie”, o filme feminista de Greta Gerwig, e “Oppenheimer”, o novo thriller épico de Christopher Nolan. O filme da boneca mais famosa da Mattel é polémico e dividiu opiniões na nossa equipa, tendo recebido estrelas de 1,5 a 4, ficando com uma média de classificação de 2,7. Também o filme de Nolan, sobre o cientista envolvido na criação da bomba atómica durante a Segunda Guerra Mundial, não foi do agrado de todos os membros, com uma pontuação média ligeiramente mais baixa, de 2,4.
O filme “A Fuga do Capitão Volkonogov”, dos realizadores russos Natasha Merkulova e Aleksey Chupov, estreado em exclusivo na Filmin, apresenta-se como o filme melhor classificado em julho pela equipa do Cinema Sétima Arte, com uma média de 3,5.
Filmes como “20 000 Espécies de Abelha”, de Estíbaliz Urresola, “Elemental”, de Peter Sohn, tiveram uma classificação razoável, com uma média de 2,7 e de 2,8, respectivamente.
Ficaram muitas estreias por ver este mês, mas que nas tabelas seguintes serão classificadas, como “Missão Impossível – Ajuste de Contas Parte Um” ou os filmes do Ciclo Um Verão com Maurice Pialat, da Leopardo Filmes. Com doze filmes vistos, o mês de julho tornou-se no mês com menos filmes vistos pela nossa equipa, dos quais dois são clássicos.
Incluímos na tabela de junho três filmes disponíveis na plataforma streaming Filmin: “O menino da ama” (1955), de Tomotaka Tasaka, e “A Vida de Uma Mulher” (1962), de Yasuzō Masumura.