Estrelas – Março 2023

estrelas cinema setima arte marco 2023 1 1 estrelas cinema setima arte marco 2023 1 2

A equipa do Cinema Sétima Arte divulga classificou os filmes estreados nas salas de cinema em Portugal e filmes estreado em plataformas de streaming em março de 2023.

O mês de março ficou marcado pela cerimónia dos Óscares, tendo estreado nos cinemas portugueses os filmes premiados “A Baleia”, de Darren Aronofsky, (vencedor de 2 Óscares) e “A Voz das Mulheres”, de Sarah Polley (vencedor de 1 Óscar). O primeiro, que permitiu a Brendan Fraser arrecadar o seu primeiro Óscar de Melhor Ator, não foi consensual entre a equipa do Cinema Sétima Arte, tendo conseguido uma média de nota de 2. Já o filme de Sarah Polley que dá voz às mulheres, vítimas de uma sociedade machista e agressora, foi bem mais apreciado pela equipa, alcançando uma média de 3,6.

Em comparação com os meses anteriores este foi o mês com menos filmes vistos por parte da equipa do Cinema Sétima Arte, tendo a maioria deles sido vistos por uma ou duas pessoas da equipa. Destacamos no entanto os seguintes filmes: “As Bestas”, de Rodrigo Sorogoyen, vencedor de nove Prémios Goya; “Toda a Beleza e a Carnificina”, de LauraPoitras, documentário sobre a vida da artista e ativista Nan Goldin e vencedor do Leão de Ouro em Veneza 2022; “Pacifiction”, de Albert Serra, considerado o melhor filme do ano para os Cahiers du Cinéma em 2022; e ainda o clássico “O Feiticeiro de Oz” (1939), de Victor Fleming, exibido em versão restaurada pela Medeia Filmes.

Dos 23 filmes apresentados na tabela 12 são estreias comerciais durante o mês de março, sendo que abrimos excepção para estreias dos meses anteriores que ainda continuarem em exibição em algumas salas, como é o caso de “Império da Luz”, “Donbass”, “EO”, “Viver” ou “Nostalgia”.

Estrelas de março do Cinema Sétima Arte

Skip to content