A equipa do Cinema Sétima Arte classificou os filmes estreados nas salas de cinema em Portugal e filmes estreados em plataformas de streaming em outubro de 2023.
O mês de Halloween trouxe, como é tradição, algumas estreias de terror, como “O Exorcista: Crente” ou “Transgressor”, mas também estreias muito aguardadas dos novos filmes de Almodóvar, Scorsese, Woody Allen ou Edgar Pêra.
Mas os filmes mais vistos pela equipa do Cinema Sétima Arte acabaram por ser “Estranha Forma de Vida”, de Pedro Almodóvar, e “Fair Play”, de Chloe Domont. A média-metragem western de Almodóvar teve uma boa classificação, com uma média de 3,6 estrelas. Já o thriller erótico da realizadora Chloe Domont, que foi um dos filmes mais vistos da plataforma de streaming Netflix, teve uma pontuação que variou entre 1 e 3,5 estrelas, com uma média de 2 estrelas.
O documentário “Orlando, a minha biografia política”, de Paul B. Preciado, apesar de ter sido visto apenas por duas pessoas da equipa, foi o filme de outubro com melhor pontuação, com ambas a darem 4 estrelas. O filme é uma carta a Virginia Woolf sobre o não binarismo, um ensaio sobre as pessoas trans e as não binárias, que teve a sua estreia mundial no Festival de Berlim 2023.
Os filmes com pior classificação foram “A Bela América”, de António Ferreira, (com pontuação média de 1,8 estrelas), “57 Segundos”, de Rusty Cundieff, (com 1,5), e “Transgressor”, de Jennifer Reeder, e “Pátria”, de Bruno Gascon, ambos com 1 estrela.
Destaque ainda para a estreia de “Não sou nada”, de Edgar Pêra, um thriller psicológico que decorre dentro da cabeça de Fernando Pessoa; “Nyad”, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, um biopic sobre a nadadora Diana Nyad, protagonizado por Annette Bening e Jodie Foster, que variou entre as 3 e as 2 estrelas; e o novo filme de Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”, que já foi visto por mais de 86 mil espectadores nas salas de cinema portuguesas, não tem no entanto gerado consenso, variando entre as 2 e as 4 estrelas.