São já conhecidos os nomeados ao Prémio People’s Choice Award, da 26ª edição do European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu). Todos os anos a Academia de Cinema Europeu permite que os amantes do cinema pela Europa votem no seu filme preferido (as votações terminam a 31 de outubro). Se votar poderá ganhar uma viagem até ao red carpet, em Berlim, para acompanhar a cerimónia da entrega dos prémios. O vencedor do People’s Choice Award será revelado durante a cerimónia do dia 7 de dezembro. O filme do luso-francês Ruben Alves, “A Gaiola Dourada”, é uma das onze produções europeias que foi nomeada e compete ao lado de grandes nomes como Pedro Almodovar e Giuseppe Tornatore.
“Volver” de Pedro Almodóvar, “A Vida é Bela” de Roberto Benigni, “Amélie” de Jean-Pierre Jeunet, são alguns exemplos de filmes que receberam este prémio em edições anteriores.
No dia 9 de novembro a Academia do Cinema Europeu irá revelar a lista dos nomeados para os Prémios do Cinema Europeu. A cerimónia da 26ª edição realiza-se no dia 7 de dezembro, em Berlim, onde serão entregues os mais importantes prémios cinematográficos europeus.
Lista completa dos nomeados ao People’s Choice Award:
Os Amantes Passageiros, de Pedro Almodóvar (Espanha)
Anna Karenina, de Joe Wright (Reino Unido)
A Melhor Oferta, de Giuseppe Tornatore (Itália)
The Bortken Circle Breakdown, de Felix Van Groeningen (Bélgica)
A Gaiola Dourada, de Ruben Alves (Portugal/França)
The Deep, de Baltasar Kormákur (Islândia)
O Impossível, de J.A. Bayona (Espanha)
Kon Tiki – A Viagem Impossível, de Joachim Rønning, Espen Sandberg (Noruega/Dinamarca/Reino Unido/Alemanha/Suécia)
Oh Boy!, de Jan Ole Gerster (Alemanha)
À Procura de Sugar Man, de Malik Bendjelloul (Reino Unido/Suécia)
Só Precisamos de Amor, de Susanne Bier (Dinamarca)