São já conhecidos os nomeados ao People’s Choice Award, da 29ª edição do European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu). Todos os anos a Academia de Cinema Europeu permite que os amantes do cinema europeu votem no seu filme preferido. Se votar poderá ganhar uma viagem até ao red carpet, em Wroclaw, na Polónia, para acompanhar a cerimónia da entrega dos prémios. O vencedor do People’s Choice Award será revelado durante a cerimónia dos Prémios do Cinema Europeu, no dia 10 de dezembro. As votações terminam a 31 de outubro.
“La Isla Mínima” de Alberto Rodríguez, “Ida” de Paweł Pawlikowski, “A Gaiola Dourada” de Ruben Alves, “O Discurso do Rei” de Tom Hooper, “Volver” de Pedro Almodóvar, “A Vida é Bela” de Roberto Benigni, “Amélie” de Jean-Pierre Jeunet, são alguns exemplos de filmes que receberam este prémio em edições anteriores.
Em meados de novembro a Academia do Cinema Europeu irá revelar a lista dos nomeados para os Prémios do Cinema Europeu. A cerimónia da 29ª edição realiza-se no dia 10 de dezembro, em Wroclaw, na Polónia, Capital Europeia da Cultura 2016, onde serão entregues os mais importantes prémios cinematográficos europeus.
Nomeados ao People’s Choice Award:
Cialo, de Malgorzata Szumoswska (Polónia)
A Man Called Love, de Hannes Holm (Suécia, Noruega)
Aferim, de Radu Jude (Roménia, Bulgária, República Checa)
Krigen, de Adam Nielsen (Dinamarca)
The Danish Girl, de Tom Hooper (Reino Unido)
Fuocoammare, de Gianfranco Rosi (Itália, França)
Julieta, de Pedro Almodóvar (Espanha)
The Lobster, de Yorgos Lanthimos (Reino Unido, Irlanda, Grécia, França, Holanda)
Mustang, de Deniz Gamze Erugüven (França, Alemanha, Turquia)
Spectre, de Sam Mendes (Reino Unido)
Le Tout Nouveau Testament, de Jaco Van Dormael (Bélgica, França, Luxemburgo)
Zvizdan, de Dalibor Matanic (Croácia, Eslovénia, Sérvia)