“Fallen Leaves”, do realizador finlandês Aki Kaurismäki, venceu o Grande Prémio FIPRESCI 2023 de Melhor Filme do Ano, entregue pelos membros da Federação Internacional de Críticos de Cinema.
A votação contou com a participação de 669 críticos de todo o mundo (uma participação recorde), que escolheram esta produção finlandesa e alemã entre todos os filmes lançados após 1 de julho de 2022.
Os outros dois finalistas foram “Os Espíritos de Inisherin“, de Martin McDonagh, e “Tár”, de Todd Field, ambos estreados no Festival de Veneza de 2022, onde conquistaram respectivamente a Copa Volpi de Melhor Ator, para Colin Farrell, e a Copa Volpi de Melhor Atriz, para Cate Blanchett.
Esta é a terceira vez que Kaurismäki recebe este reconhecimento da crítica internacional, depois de “O Homem Sem Passado” (2002) e “O Outro Lado da Esperança” (2017). “Fallen Leaves”, o mais recente filme do realizador finlandês, estreou no Festival de Cannes 2023, onde conquistou o Prémio do Júri.
“Fallen Leaves”, protagonizado por Alma Pöysti, Alina Tomnikov e Jussi Vatanen, tem estreia marcada para as salas de cinema portuguesas a 30 de novembro deste ano, com distribuição da Midas Filmes. “Duas pessoas solitárias encontram-se por acaso na noite de Helsínquia e tentam encontrar o primeiro, único e último amor das suas vidas. Mas o caminho para atingir esse objectivo é cheio de obstáculos: o alcoolismo, números de telefone perdidos, não saberem o nome um do outro. E a tendência geral da vida em criar obstáculos no caminho daqueles que buscam a felicidade.Esta gentil tragicomédia é a quarta parte da trilogia da classe trabalhadora de Aki Kaurismäki (Shadows in Paradise, Ariel e The Match Factory Girl).”, lê-se na sinopse.
Criado em 1999, o Grande Prémio FIPRESCI já foi atribuído a cineastas de renome, como Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Michael Haneke e Chloé Zhao, entre outros. Em 2022, o vencedor foi Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”.
O Grande Prémio FIPRESCI será entregue a Kaurismäki no dia 22 de setembro na sessão de abertura da 71.ª edição do Festival Internacional de San Sebastián, que se realizará de 22 a 30 de setembro 2023.