De 15 a 20 de outubro, o Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia está de regresso ao Cinema Passos Manuel, no Porto, para a sua 7.ª edição, que irá arrancar com a exibição do filme vencedor da passada edição do festival: “A Grande Nuvem Cinza“, de Marcelo Munhoz. Na sinopse do filme, lê-se:

“Numa pequena cidade no sul do Brasil, Lídia passa os seus dias a ver os outros a trabalhar à sua volta e à noite sonha com tempos passados no cultivo do fumo; quando ainda conseguia andar. Para além da sua história, conhecemos a vida de outras quatro famílias ligadas ao fumo. Guiadas pela tradição, pelo misticismo ou pelo pragmatismo puro, elas vivem na linha ténue entre a luta e o amor à terra.”

A secção competitiva integrará curtas e longas-metragens de vários países e de diferentes géneros: do documentário ao experimental, da dimensão sensológica à crítica social, do registo intimista às paisagens temáticas e etnográficas. O júri será composto pela artista Gabriela Vaz Pinheiro, pela socióloga e historiadora Paula Rabinowitz e pela poetisa, cineasta e dramaturga Regina Guimarães.

Daniel Blaufuks será o artista convidado do festival.  Com uma obra visual sobre a relação entre o público e o privado, entre a memória coletiva e a memória individual, Blaufuks apresentará uma seleção de quatro filmes experimentais durante as duas últimas noites do festival: “Sob Céus Estranhos” (2002), “The Absence” (2009), “Carpe Diem” (2010) e “Como Se” (2014). Haverá ainda uma introdução à obra do artista português por Paula Rabinowitz no dia 20 de outubro, às 18:00, no Passos Manuel.

Programa de filmes

Dia 15

A Grande Nuvem Cinza“, de Marcelo Munhoz.

Dia 16

Stains“, de Yekaterina Diakova

Amour du Réel“,  de Iman Behroozi

#Work in Progress“, de Tomer Heymann e Barak Heymann

Dia 17

Marias da Sé“, de Filipe Martins

Dia 18

Home“, de Daniel Mullov

Stopover“, de Cosima Frei

La Cartographe“, de Nathan Douglas

On Exile, Elsewhere Within Here“, de José Carlos Teixeira

Os Corpos que Pensam“, de Catherine Boutaud

Bread and Angels“, de Rachid Biyi

Dia 19

Public Domain“, de Jason Britski

Laura“, de Tânia Dinis

Armindo e a Câmara Escura“, de Tânia Dinis

The Houses we Were“, de Arianna Lodeserto

Memoriam“, de Andreira Pereira e Rita Manso

Carpe Diem“, de Daniel Blaufuks

Sob Céus Estranhos“, de Daniel Blaufuks

Dia 20

The Absence“, de Daniel Blaufuks

As If“, de Daniel Blaufuks

Consulte aqui o programa completo.