Fantasporto 2020: vencedores

Terminou ontem a 40.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto com a produção japonesa “Ghostmaster”, de Paul Young, uma comédia fantástica, com uns toques de gore, a receber o grande prémio do Fantasporto.

“Uma equipa de filmagens em ação. O assistente de realização é constantemente humilhado por todos. Mas o que estes não sabem é que ele escreveu o argumento de um filme com forças maléficas. Muito humor, alguma influência da manga japonesa e um ambiente delirante que lembram os primeiros filmes gore de Peter Jackson.”

O filme japonês “Dancing Mary”, de Sabu, venceu o Prémio Especial do Júri e Roderick Cabrido, das Filipinas, levou o prémio de Melhor Realizador por “Clarita”. O prémio de Melhor Ator foi para Leif Edlund em “Koko-Di Koko-Da”, uma coprodução entre a Suécia e a Dinamarca. O Prémio para a Melhor Atriz volta a ser para a Ásia, concretamente para as Filipinas, e quem o recebe é Christine Reyes pelo filme “Untrue”. Para o cinema português, o prémio coube a “Bunker”, de João Estrada.

O Grande Prémio da Semana dos Realizadores foi para “Willow”, do macedónio Milcho Manchevski. “Willow” é uma coprodução entre a República da Macedónia, a Hungria e a Bélgica, no qual três mulheres têm de lutar pelo controlo dos seus corpos. Em causa está a tradição, a lealdade, a gravidez e a adoção. Será exibido hoje pelas 19 horas, no Rivoli, com a presença do realizador.

Secção Oficial
Grande Prémio – Melhor Filme
Ghostmaster, de Paul Young
Prémio Especial do Júri
Dancing Mary, de Sabu
Melhor Realização
Roderick Cabrido, por Clarita
Melhor Ator
Leif Edlund, em Koko-Di Koko-Da
Melhor Atriz
Christine Reyes, em Untrue
Melhor Argumento
Dead Dicks, de Chris Bavota
Melhores Efeitos Especiais
The Soul Conductor, de Ilya Maximov
Melhor Curta-Metragem
Breaking and Entering/ Moros en la Costa, de Damiá Serra Cauchetiez
Menção Especial

Fallen: Director’s Cut, de Lee Jung-Sub

30.ª Semana dos Novos Realizadores
Melhor Filme
Willow- Milcho Manchevski
Prémio Especial do Júri
Una Chica Invisible, de Francisco Bendomir
Melhor Realizador
Béla Bagota, por Valan: Valley of the Angels
Melhor Argumento
Béla Bagota, por Valan: Valley of the Angels
Melhor Ator
Cem Bender,  em Omar and Us
Melhor Atriz
Yeong-ae Lee, em Bring Me Home