Lenda viva da sétima arte virá a Portugal em junho, para participar como orador no Training Ground, secção educativa da 13ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema. A participação de Béla Tarr neste fórum, que decorre de 21 a 26 de junho em Espinho, representa uma oportunidade imperdível de aprender sobre cinema, não só com uma lenda da realização, mas também com um ícone absoluto do cinema independente.
Béla Tarr é um dos realizadores mais conceituados de hoje e é responsável por filmes que são aceites em uníssono pela crítica como sendo dos mais importantes trabalhos da história do cinema. Com vários prémios da Berlinale e de Cannes (bem como de vários outros importantes certames), Béla Tarr começou a sua carreira aos 16 anos, idade com que começou a fazer filmes amadores. “Damnation” (1988), “Sátántangó” (1994), “O Homem de Londres” (2007) e “O Cavalo de Turim” (2011) são algumas das mais importantes obras do cineasta húngaro.
Béla Tarr junta-se a outras importantes figuras do mundo do cinema no programa até agora divulgado pela organização do evento: Gareth Wiley (produtor de “Vicky Cristina Barcelona”), Paul Miller (produtor de “Prozac Nation”), Scandar Copti (realizador de “Ajami”), Gemma Jackson (designer de produção de “Game of Thrones”), Joe Walker (editor de “Sicario”), Eddy Joseph (editor de som de “A Noiva Cadáver”), Mark Sanger (editor de “Gravity”), entre outros