A segunda edição da Festa do Cinema realiza-se em Portugal entre os dias 16 e 18 de maio em cerca de 500 salas de cinema nacionais, com bilhetes a 2,50€ para todas as sessões, depois de uma primeira edição de grande sucesso que ultrapassou os 200 mil espectadores durante os três dias da festa.

A edição deste ano irá ter em cartaz dezanove filmes, como “Dheepan – O Refúgio”, “Balada de um Batráquio”, “Axilas”, “Ensurdecedor” e “Ninguém Quer a Noite”, entre outros.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) com o apoio da FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, da GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores e do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual).

Em 2015 o número de espectadores nas salas de cinema em Portugal foi de 14,5 milhões e a receita bruta de bilheteira foi de 74,9 milhões de euros, representando um crescimento de 20,1% e 19,4% em relação ao ano transato, respetivamente. Estes aumento de espectadores em salas de cinema deveu-se em parte ao sucesso da primeira edição da Festa do Cinema.

Filmes em cartaz:

Dheepan – O Regúgio

Capitão América: Guerra Civil

Janis: Little Girl Blue

Viver à Margem

Tini – Depois de Violetta

O Nosso Milagre

Ratchet and Clank

Anjos e Sombras

Sobrevivente

Axilas

Negócio das Arábias

Ensurdecedor

Ninguém Quer a Noite

Má Vizinhança 2

Duplo Confronto

Money Monster

Capitão Dentes de Sabre

Balada de um Batráquio

Uma Nova Amiga