A terceira edição da Festa do Cinema, que decorreu nos passados dias 22, 23 e 24 de maio, foi a melhor de sempre, contabilizando 217,572 mil espectadores, mais 26% que a edição de 2016. No primeiro dia foram 63,467 espectadores, no segundo dia 70,836 espectadores, e no terceiro e último dia, 83,269 espectadores.

Nuno Sousa, em representação da APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, considera este resultado “extremamente revelador do compromisso de todos os agentes da indústria na dinamização desta iniciativa, que visa promover o ato cultural da experiência cinematográfica em sala. Trata-se de uma aposta ganha e para manter na agenda cultural dos próximos anos”.

“Alien: Conveniant” foi o filme mais visto nesses três dias, por mais de 38 mil espectadores. Seguem-se “Rei Artur: A Lenda da Espada” e “Velocidade Furiosa 8” em segundo e terceiro lugares, respectivamente, como os filmes mais vistos.

Com bilhetes a 2,50€, para todos os filmes em exibição, o formato incluiu todas as salas de cinema portuguesas, cinematecas e auditórios, durante três dias. A Festa do Cinema tem por objetivo promover o acesso à cultura e atrair novos públicos às salas de cinema. Este foi o terceiro ano consecutivo da iniciativa que, segundo a organização, será para ‘continuar a promover’.

A Festa do Cinema é promovida pela APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais e GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.

A Festa do Cinema estará de regresso em maio de 2017 em datas a anunciar.

Fonte: Festa do Cinema