Está a chegar a quinta edição da Festa do Cinema, que este ano conta com duas edições no mesmo ano, a primeira nos dias 13, 14 e 15 de maio e a segunda no outono.

“A maior celebração do cinema em Portugal está de volta. Faltam apenas duas semanas para o regresso oficial da Festa do Cinema, que vai juntar todas as salas, auditórios e espaços cinematográficos de Portugal no evento que dá aos espectadores a possibilidade de pagar apenas 2,5 euros pelos bilhetes de cinema em qualquer sessão.”

Uma das novidades desta edição é a parceria feita com a Academia Portuguesa de Cinema, que vai permitir a inclusão de vários vencedores dos Prémios Sophia 2019 na programação do evento. “Raiva”, de Sérgio Trefaut, “O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes, “Kids Sapiens Sapiens”, de António Aleixo, “Sleepwalk”, de Filipe Melo, “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, e “Terra Ardida”, de Francisco Romão (ETIC), vão ser recompensados pelas distinções nos Prémios Sophia e serão exibidos em cinemas selecionados.

Além disso, ainda no panorama do cinema português, Festa do Cinema irá exibir ainda “Snu”, “Diamantino”, “Quero-te Tanto” e “Menina”, aos quais se junta a estreia de “Hotel Império”, de Ivo Ferreira e “Solum”, de Diogo Morgado.

Quanto ao cinema europeu estão confirmadas as produções francesas “A Outra…”, ‘Irmãs a Meias, “A Incrível História do Carteiro Cheval”, “O Mundo é Teu” e “Vida Por Vida”; as produções italianas “Mulher e Marido”, a cópia restaurada de “O Carteiro de Pablo Neruda” e “Lúcia Cheia de Graça”; e os filmes espanhóis “Diana”, “O Enigma da Rosa”, “Devota com Pouca Sorte” e “Onda de Crimes”.

Para os mais novos e as respetivas famílias, o cartaz também está recheado de boas escolhas: “Dumbo”, “Cai Na real Corgi”, “O Parque das Maravilhas”, “Mr. Link”, “A Grande Viagem” e “Mary e a Flor da Feiticeira” estão confirmados.

As estreias das próximas semanas ajudam a aumentar a quantidade e qualidade disponível nos cinemas de todo o país, com destaque para “Seduz-me, se és capaz”, “O Professor e o Louco”, “Operação Hummingbird”, “Ruben Brandt, Coleccionador”, “Pokémon Detective Pikachu”, “Beach Bum, a Vida numa Boa”, “Um Ato de Fé” e “Guerra sem Quartel”.

Recorde-se que em 2018, a quarta edição da Festa do Cinema conseguiu o maior número de visitantes de sempre. Os dados recolhidos pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) confirmam um aumento de 13,17% para um total de 246.221 espectadores, mais 28.649 visitantes do que nos três dias da Festa do Cinema 2017. Foram batidos todos os recordes diários das edições anteriores da Festa do Cinema e foi quebrada uma marca histórica no terceiro dia da edição de 2018: pela primeira vez a Festa do Cinema levou mais de 100 mil espectadores às salas de todo o país num só dia, naquela que foi a melhor quarta-feira do ano.