Festa do Cinema Francês regressa a Portugal a partir do dia 7 de Outubro

Foi recentemente apresentada a programação para a 11ª Festa do Cinema Francês, que se irá realizar entre 7 de Outubro a 9 de Novembro, em seis cidades do país (Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra). A edição deste ano promete ser ambiciosa, com 125 sessões de cinema por todo o país, com, concertos, ateliers, debates e encontros com personalidades da sétima arte francesa.

 

Este ano, pela primeira vez, a maior parte das 20 longas-metragens apresentadas para a programação principal têm – segundo a organização – estreia nacional garantida. Destacando-se “Le Concert”, de Radu Mihaileanu“Des Hommes et des dieux” (Grande Prémio do Júri em Cannes 2010 e candidato oficial francês ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), de Xavier Beauvois“Micmacs à tire-larigot”, de Jean-Pierre Jeunet; “L’Illusioniste”, de Sylvain Chomet e “Le Refuge”, de François Ozon. De entre os filmes apresentados em antestreia, o público vai escolher o seu filme de eleição, atribuindo-lhe o Prémio do público e contribuindo para a sua difusão nas salas de cinema portuguesas.

 

Mas, a Festa do Cinema Francês não passa apenas por antestreias. As retrospectivas são um dos fortes do certame, destacando-se a visita a Portugal de Sandrine Bonaire, a “Madrinha” oficial do certame. Esta, virá a Lisboa apresentar uma selecção de seis filmes-chave da sua carreira, entre os quais “Aos Nossos Amores”, de Maurice Pialat, ou “A Cerimónia”, do recentemente falecido Claude Chabrol.

 

Outro dos convidados será, Pierre Étaix, onde o seu universo burlesco será apresentando, pela primeira vez em Portugal. André Téchiné, um dos grandes mestres do cinema, virá a Portugal, pela primeira vez, apresentar uma retrospectiva integral da sua obra, entre os quais, os filmes, “Les Témoins” e “La Fille du RER“. Xavier Beauvois, realizador de “Des Hommes et des dieux” (Grande Prémio do Júri em Cannes 2010 e candidato oficial francês ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), também virá a Portugal.

 

O certame conta ainda com a selecção de curtas-metragens realizadas pelo aclamado Festival de Clermont-Ferrand, uma secção para os mais jovens, a “Festinha”. A RTP2 irá passar longas-metragens francesas aos sábados em Sessão Dupla e especiais Onda Curta com programação francesa e um concerto do violinista Nicolas Krassik. Na FNAC, haverá um ciclo de primeiros filmes de jovens realizadores franceses.

 

A 11ª edição da Festa do Cinema Francês inicia-se em Lisboa, onde decorrerá no cinema São Jorge, no Instituto Franco-Português e na Cinemateca Portuguesa – entre 7 e 16 de Outubro. Depois disso segue para Almada (13 a 17 de Outubro no Fórum Romeu Correia), Porto (19 a 24 de Outubro nos Cinema Passos Manuel, Teatro do Campo Alegre e Biblioteca Municipal Almeida Garrett), Guimarães (21 a 24 de Outubro no Centro Cultural Vila Flor), Faro (24 a 31 de Outubro no Teatro Municipal de Faro) e Coimbra (3 a 9 de Novembro no Teatro Gil Vicente).

 

Para mais informações visita o site: www.festadocinemafrances.com