Arranca hoje a 12.ª Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, com “Noites Mágicas”, o último filme de Paolo Virzì, pelas 21h30, no Cinema São Jorge.

Misturando film noir e comédia satírica, o filme explora a idade de ouro do cinema italiano em Roma através da história de três jovens argumentistas promissores que se tornam nos principais suspeitos do homicídio de um produtor famoso. O filme decorre nos anos 90, depois de o produtor ser encontrado morto no rio Tibre na noite da final do Mundial de Futebol. “Noites Mágicas” tem estreia marcada nas salas de cinema nacionais a 18 de abril.

A sessão de encerramento será com “Euforia”, de Valeria Golino, filme apresentado no último festival de Cannes, uma sensível reflexão sobre o amor e o respeito entre dois irmãos tão diferentes quanto próximos nas adversidades da vida.

A secção competitiva conta com sete filmes, dos quais destacamos “Figlia mia”, de Laura Bispuri, “Ovunque proteggimi”, de Bonifacio Angius“Menocchio”, de Alberto Fasulo e “Bangla”, de Phaim Bhuiyan.

A Festa do Cinema Italiano 2019 exibe mais de 60 filmes em mais de 15 cidades: de 5 a 14 de abril em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema); de 9 a 11 de abril em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente); de 10 a 13 de abril em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça); de 10 a 14 de abril no Porto (Cinema Trindade); de 11 a 14 de abril em Setúbal (Auditório Charlot); de 12 a 13 de abril em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério); de 13 a 14 de abril em Penafiel (Cinemax); de 13 a 14 de abril em Moscavide (Cine-Moscavide); de 15 a 16 de abril em Aveiro (Teatro Aveirense); de 1 a 3 de maio em Viseu (Cineclube de Viseu); de 1, 8 e 15 de maio em Abrantes (Cineclube Espalhafitas); de 7 a 9 de maio em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal); de 8 a 10 de maio nas Caldas da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos); de 14 a 17 de maio em Évora (Auditório Soror Mariana); de 14 a 18 de maio em Tomar (Cine-Teatro Paraíso); de 23 a 26 de maio em Loulé (Cine-Teatro Louletano), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.