12.ª Festa do Cinema Italiano vai realizar-se a partir de 5 de abril em mais de 15 cidades e revisita algumas obras de arte de grandes pintores italianos.

“No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, a Festa do Cinema Italiano tem como imagem uma recriação contemporânea das obras Bacco, de Caravaggio, Monna Lisa, de Leonardo Da Vinci, La Nascita di Venere/O Nascimento de Vénus, de Sandro Botticelli, La Madonna del Granducade RaffaelloCreazione di Adamo/A Criação de Adão, de Michelangelo.”

O programa inclui dois dos filmes que fazem parte do ciclo “A Grande Arte no Cinema”, que teve início em dezembro. Durante o festival, serão exibidos Tintoretto – Um Rebelde em Veneza” e Michelangelo – Infinito”, ambos no UCI El Corte Inglés.

O festival dedica ainda uma retrospectiva exaustiva ao cineasta italiano Nanni Moretti. Uma oportunidade para ver em sala grandes sucessos estreados nos cinemas nacionais, mas também obras inéditas, nomeadamente algumas curtas-metragens e documentários do realizador. “Subtil, irónico, controverso, provocador e premiado, Nanni Moretti é, provavelmente, o realizador italiano que mais se destacou internacionalmente nos últimos trinta anos. Autor muito amado, conseguiu com o seu inconfundível estilo retratar o próprio país e a sociedade à sua volta de forma inteligente e nunca banal.”

A 12.ª edição vai passar pelas seguintes cidades: Lisboa (5 – 14 abril, no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema), Coimbra (9 – 11 abril, no TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), Almada (10 – 13 abril, no Auditório Fernando Lopes-Graça), Porto (10 – 14 abril, no Cinema Trindade), Setúbal (11 – 14 abril, no Auditório Charlot), Alverca do Ribatejo (12 – 13 abril, no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (13 – 14 abril, no Cinemax), Aveiro (15 – 16 abril, no Teatro Aveirense), Viseu (1 – 3 maio, no Cineclube de Viseu), Beja (6 – 8 maio, no Pax Júlia Teatro Municipal), Caldas da Rainha (8 – 10 maio, no CCC – Centro Cultural de Congressos), Tomar (14 – 18 maio, no Cine-Teatro Paraíso), Loulé (23 – 26 maio, no Cine-Teatro Louletano), Abrantes (maio), Funchal (junho), Angra do Heroísmo e Santa Cruz da Graciosa, entre outras a anunciar.

Depois de Portugal, a Festa do Cinema Italiano segue para várias cidades no Brasil, de 1 a 14 de agosto, em 16 cidades, nomeadamente Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outras.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. Arranca em Lisboa no dia 5 de abril.

Fonte: Festa do Cinema Italiano