Palombella-rossa-nanni-moretti-2

Festa do Cinema Italiano 2020: mais de 100 filmes para ver online e em televisão

A partir do dia 1 de abril arranca a 13.ª edição da  Festa do Cinema Italiano numa versão digital com mais de 100 filmes, disponíveis em casa, em parceria com a plataforma de streaming Filmin e os Canais TVCine.

Em meados de março, a organização da Festa do Cinema Italiano tinha comunicado o adiamento da 13.ª edição, prevista para 1 de abril em Lisboa, Porto, Almada, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Coimbra, Viseu, Beja, Tomar, Évora, Caldas da Rainha e Loulé. Agora o festival conta com novas datas a anunciar em breve para a realização do festival nas salas de cinema. “Por agora, em tempos estranhos em que é necessário recolhimento, a Festa do Cinema Italiano não pode deixar de assinalar esta data” online e em televisão.

Esta quarta-feira, os Canais TVCine apresentam em exclusivo no TVCine Edition, um Especial Cultura Italiana, com a exibição de cinco filmes: “Hitler vs. Picasso: A Obsessão Nazi Pela Arte” (às 15h25), “Tintoretto – Um Rebelde em Veneza” (às 17h05), “Michelangelo Infinito” (às 18h40), “Beautiful Things” (às 20h20) e “Palombella rossa”, de Nanni Moretti (às 22h00).

A partir de sexta-feira, 3 de abril, é lançada, na Filmin, uma programação especial dedicada a Itália: “uma oportunidade para mostrar algumas das mais importantes obras do recente cinema italiano, incluindo algumas estreias online”, como é o caso de “Dogman”, de Matteo Garrone, “Noites Mágicas”, último filme de Paolo VIrzì, “Lucia Cheia de Graça”, de Gianni Zanasi, “Tommaso”, de Abel Ferrara, “Almas Negras”, de Francesco Munzi, “O Meu Nome é Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti, “Le Cose Belle”, de Giovanni Piperno e Agostino Ferreante e “A Máfia Só Mata no Verão”, de Pif, e  “Selfie”, de Agostino Ferrante. O público pode contar ainda com filmes de autores de renome, tais como Alice Rohrwacher, Paolo Sorrentino, Bernardo Bertolucci e Giuseppe Tornatore.

Como os clássicos não podem faltar, estão disponíveis algumas das mais relevantes obras de Fellini, Rossellini, Visconti, Scola e muitos outros. Ao todo, são 114 títulos à disposição dos subscritores Filmin (subscrição mensal 6,95€).

“Muitas propostas para ver o melhor do cinema italiano em casa, até podermos viver a magia do cinema nas salas.”

Fonte: Festa do Cinema Italiano