Festa do Cinema Italiano 2023: Vencedores

"Marcel!", de Jasmine Trinca "Marcel!", de Jasmine Trinca

“Marcel!”, de Jasmine Trinca, foi o grande vencedor da 16.ª Festa do Cinema Italiano, que terminou na passada quinta-feira, 6 de abril, numa cerimónia que se realizou no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O Prémio de Melhor Filme foi atribuído a “Marcel!”, da realizadora e atriz italiana Jasmine Trinca, por se “destacar pela força de um olhar cinematográfico singular e pelo trabalho mágico das protagonistas Alba Rohrwacher e Maayane Conti”, afirmou o júri composto pela realizadora Ana Rocha de Sousa, a atriz Iris Cayatte e o crítico Rui Pedro Tendinha. “Marcel!”, a primeira longa-metragem realizada por Trinca, teve a sua estreia no Festival de Cannes 2022 e trata a relação de uma mãe e uma filha, interpretadas por Alba Rohrwacher e Maayane Conti, respetivamente.

“L’ombra del giorno”, escrito e realizado por Giuseppe Piccioni, uma história de amor que tem como pano de fundo a Itália fascista, em 1938, recebeu o Prémio do Público.

A programação da 16.ª Festa do Cinema Italiano estende-se por mais de 20 cidades portuguesas, seguindo agora rumo a cidades como: Barreiro (2 a 16 de abril), Almada (5, 12, 19 e 26 de abril), Coimbra (11 a 13 de abril), Setúbal (13 a 16 de abril), Aveiro (9 a 10 de maio) e Lagos (16 a 19 de maio). A Festa passará ainda por Beja, Viseu, Évora, Leiria, Espinho, Vila Velha de Ródão, Oeiras, entre outras cidades.

Skip to content