Terminou este domingo a 21.ª edição da Festa Mundial da Animação, que decorreu em Coimbra, com a entrega do Prémio Nacional de Animação em cada uma das três categorias (Profissionais, Escolas e Oficinas) e o vencedor do Prémio do Público.
Organizado pela Casa da Animação – Associação Cultural, que divulgou a lista de vencedores da 21.ª edição, a curta-metragem “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, venceu o Prémio Nacional de Animação na categoria de filmes profissionais. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves.
“Moon Mole”, de Laura Gonçalves, Alexandra Ramires (Xá), Leonor Pacheco e Dimitri Mihajlovic, venceu o prémio na categoria de Oficinas e “Tudo o que fica na superfície morre”, de Carina Pierro Corso, na categoria de Escolas.
O filme “Pobre António”, de Mariana Ferreira e Eudald Rojas Lluís, venceu o prémio do Público e uma menção honrosa na categoria de Escolas. É a terceira vez que um filme de Escolas vence o Prémio do Público, desde que surgiu em 2013 o Prémio Nacional da Animação.
A Festa Mundial da Animação 2022 decorreu em Coimbra, de 26 a 30 de outubro, na Casa do Cinema. A Festa continua pelo país nos próximos meses.
Categoria Profissionais
Garrano, de David Doutel e Vasco Sá
Menção honrosa
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves
Categoria Oficinas
Moon Mole, de Laura Gonçalves, Alexandra Ramires (Xá), Leonor Pacheco e Dimitri Mihajlovic
Menção honrosa
Sobe e Desce, de Abi Feijó, Iolanda Pinheiro, Isabel Fonseca
Categoria Escolas
Tudo o que fica na superfície morre, de Carina Pierro Corso
Menção honrosa
Pobre António, de Mariana Ferreira e Eudald Rojas Lluís
Prémio do Público
Pobre Antonio, de Mariana Ferreira e Eudald Rojas Lluís