Festivais de Veneza, Toronto, Nova Iorque e Telluride formam aliança

Veneza 2018 1 Veneza 2018 2

Os festivais de cinema de Veneza, Toronto, Nova Iorque e Telluride fizeram uma declaração conjunta a informar a aliança formada entre os quatro festivais de cinema mais importantes do outono.

“Este ano vimos a pandemia da COVID-19 devastar comunidades em todo o mundo e trazer a vida como a conhecíamos a parar. Como defensores do cinema mundial, vimos o trabalho dos artistas de cinema parar e a cultura do próprio cinema foi desafiada“, lê-se no comunicado.

Ainda não ficou muito clara de que forma é que os festivais vão unir forças nestes tempos de pandemia, mas parece que vão colocar de lado a habitual “competição” de estreias  mundiais entre cada festival, optando assim por colaborarem em conjunto de forma inédita. Este sentimento competitivo é posto de lado também porque já não existe a pressão habitual da temporada de prémios, que começaria entre outubro e novembro, e que culminaria com os Óscares, porque a cerimónia de 2020 foi adiada para 25 de abril.

banner slider 2024 header 2 3

“A forma de arte que amamos está em crise. As nossas próprias organizações enfrentaram desafios sem precedentes. (…) Este ano, deixamos de competir com os nossos colegas nos festivais de outono e comprometemo-nos com a colaboração. Estamos a partilhar ideias e informações.”

O Festival de Veneza realiza-se de 2 a 12 de setembro, coincidindo na mesma semana que o de Telluride, que se realiza de 3 a 7 de setembro. O Festival de Toronto acontece entre 10 a 20 de setembro e o de Nova Iorque de 27 de setembro a 3 de outubro. Todos estes festivais estão a prever realizar-se com a presença de espectadores, sendo que Veneza e Toronto já confirmaram um híbrido entre presença física e online, e com uma redução na seleção de filmes para cerca de 50 filmes.

“Estamos aqui para servir cineastas, espectadores, jornalistas e membros da indústria que mantêm o ecossistema do cinema em expansão. Precisamos de fazer isto juntos. (…) Acreditamos que o cinema tem um poder único de iluminar o mundo ao nosso redor e as nossas perceções mais íntimas. (…) Numa crise, os filmes podem transportar-nos. Eles podem encantar, informar, provocar e curar. Ao trabalharmos em circunstâncias desafiadoras neste verão para preparar os nossos festivais, trabalharemos juntos, em apoio ao cinema.”, termina o comunicado assinado por: Cameron Bailey (Toronto International Film Festival), Alberto Barbera (Venice International Film Festival), Eugene Hernandez, (New York Film Festival), Julie Huntsinger (Telluride Film Festival), Tom Luddy (Telluride Film Festival) e Joana Vicente (Toronto International Film Festival).

Skip to content