O Festival Caminhos do Cinema Português e a Universidade Aberta apresentam no próximo dia 18 de Novembro, a 7ª edição do Simpósio “Fusões no Cinema”, a ocorrer na Delegação de Coimbra desta Universidade.
A sétima edição do simpósio reunirá académicos, educadores e entusiastas do cinema numa troca de saberes que interligam o cinema e a educação no contexto da inovação digital.
A sessão de abertura, prevista para às 10h, contará com a presença de figuras de relevo no panorama educacional e cultural: Domingos Caeiro, Vice-Reitor da Universidade Aberta; Graça Trindade, Diretora do CFAE Nova Ágora; António Moreira, Coordenador do Simpósio e da Universidade Aberta; e Tiago Santos, representante do Festival Caminhos do Cinema Português.
O painel da manhã, “Cinema e Educação”, iniciará às 10h15 e contará com apresentações de Elsa Cerqueira, vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021; Cristina Janicas, Coordenadora PNC da Escola Secundária José Falcão em Coimbra; e Sara Dias-Trindade, da Universidade do Porto. Este painel será moderado por António Moreira e explorará o papel transformador do cinema na educação das crianças e na promoção da racionalidade crítica e afetividade.
À tarde, a partir das 14:30, o workshop “Criação de Ambientes Digitais com o Cinema como Ator Principal” será conduzido por António Moreira e Sara Dias-Trindade. Esta atividade prática promete ser um laboratório de ideias para a implementação do cinema como ferramenta educativa no ambiente digital.
O Simpósio “Fusões no Cinema” é uma oportunidade única para profissionais da educação e da sétima arte debaterem e refletirem sobre os desafios e potencialidades do cinema enquanto recurso pedagógico no século XXI.
O evento sublinha o compromisso comum da Universidade Aberta e do Festival Caminhos do Cinema Português em promover o enriquecimento cultural e educacional através do cinema.
Fonte: Caminhos do Cinema Português