O Festival de Cinema de Gotemburgo anunciou a estreia de uma versão restaurada de “A Máscara” de Ingmar Bergman assistida por Inteligência Artificial (IA).
O certame sueco juntou-se aos SF Studios, Gothenburg Film Studios e à Fundação Ingmar Bergman para produzir uma versão gerada por IA de “A Máscara” (“Persona”), com Liv Ullmann substituída por Alma Pöysti – atriz mais conhecida pelo seu papel em “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki.
Historicamente, no filme, Liv Ullmann interpreta o papel de Elisabet Vogler e, com a nova tecnologia, a sua cara será digitalmente substituída pela de Pöysti, naquilo que o festival descreveu ser uma experiência cinemática, dando ao filme um novo título: “Another Persona”.
Quando terminado, o filme será mostrado exclusivamente na edição de 2024 do Festival de Cinema de Gotemburgo (26 de janeiro – 4 fevereiro), que contará tanto com a presença de Liv Ullmann como de Alma Pöysti. Depois desta sessão, o filme não voltará a ser mostrado ao público e seguir-se-á uma discussão sobre a tecnologia e o trabalho do ator dentro dos novos e desafiantes contextos.