Skip to content

Festival de Cinema de Gramado 2024: Edição homenageia Mariëtte Rissenbeek com o Troféu Kikito de Cristal

Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, será a primeira homenageada dessa nova etapa do prémio
mariette rissenbeek berlin film festival executive director 1 mariette rissenbeek berlin film festival executive director 2
Foto: Alexander Janetzko/Berlinale

O Festival de Gramado segue abrindo suas portas para o mundo. Em 2024, amplia as possibilidades do Troféu Kikito de Cristal. A honraria, tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global.

Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, será a primeira homenageada dessa nova etapa.

Mariëtte Rissenbeek

Nascida na Holanda em 1956, estudou língua e literatura alemãs, estudos teatrais e sociologia na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Após concluir o mestrado, mudou-se definitivamente para Berlim e iniciou sua carreira na agência de relações públicas Löhlein & Schonert. Em 1986, ingressou na distribuidora Tobis Film.

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

Em 1995, começou a trabalhar na produção de filmes na Ziegler Film, onde produziu vários longas-metragens para TV, além de curtas e médias-metragens. Em 1998, fundou sua própria produtora em Hamburgo, colaborando com Mika Kaurismäki. Na virada do milénio, passou a atuar na produtora Hofmann & Voges, sediada em Munique.

Anos 2000

Em 2003, Mariëtte assumiu as responsabilidades de relações com festivais internacionais e relações públicas na German Films, uma organização dedicada à promoção internacional do cinema alemão.

Em 2006, foi nomeada Diretora Adjunta da German Films e, em 2011, tornou-se Diretora Geral. A partir de 2019, ocupou o cargo de Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim, sendo a primeira mulher a assumir essa posição. Encerrou sua colaboração com o festival alemão na sua 74.ª edição.

Palavra da organização

Em comentário à imprensa, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade gaúcha, comentou:

“É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico. Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival”.

A homenagem será entregue durante o 52º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre os dias 09 e 17 de agosto.

Troféu Kikito de Cristal

O Troféu Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. A honraria foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O também cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecília Roth, Soledad Villamil e Alice Braga foram outros nomes homenageados.