Festival de Cinema de Xerém: 1ª Edição prestará homenagem à atriz Regina Casé e ao realizador Hsu Chien

O Festival de Cinema de Xerém acontece de 08 a 11 de maio, no Centro de Convenções John Wesley, no distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro
Design sem nome 2 1 Design sem nome 2 2

A atriz, autora, realizadora, produtora e apresentadora brasileira, Regina Casé, e o realizador Hsu Chien, que nasceu em Taiwan, mas mudou-se para o Brasil aos 3 anos de idade, são os grandes homenageados da 1ª. edição do Festival de Cinema de Xerém.

Eles irão receber o Troféu Zeca Pagodinho, símbolo oficial do Festival de Cinema de Xerém – que acontece de 08 a 11 de maio, no Centro de Convenções John Wesley, no distrito de Duque de Caxias.

Festival de Cinema de Xerém

O 1º Festival de Cinema de Xerém busca promover e valorizar a produção cinematográfica local e nacional, proporcionando um ambiente propício para a difusão de obras de qualidade e estimulando o diálogo e o intercâmbio entre profissionais, estudantes e amantes do cinema.

O evento, que contará com uma programação diversificada, incluindo exibições de filmes dos homenageados, oficina, masterclasses e encontros com realizadores.

Estas ações visam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do cenário audiovisual brasileiro, sobretudo para a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Sob a direção geral de Sérgio Assis, direção executiva de Emerson Rodrigues e direção de programação de Monica Trigo, o festival é uma realização da EBAV (Escola Brasileira de Audiovisual) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. Apoio cultural da Rádio Serra Verde 98,7 FM, e da NAYMOVIE.

Regina Casé

Veterana do cinema e da televisão, Regina Casé protagonizou filmes premiados em importante festivais como “Que Horas Ela Volta”?, Anna Muylaert, onde recebeu o Prémio de Melhor Atriz no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

E “Três Verões”, de Sandra Kogut, premiada no Antalya Golden Orange Film Festival, na Turquia, por interpretar a governanta Madá.

Atualmente, Regina pode ser vista nas telonas no longa “Dona Lurdes: O Filme”, escrito por Manuela Dias.

Hsu Chien

Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Hsu Chien participou da comissão dos Óscares para escolha do filme brasileiro em 2018.

Como assistente de direção, trabalhou em mais de 70 longas-metragens e seriados de televisão. No cinema ele atuou como diretor de 8 longas e 13 curtas-metragens.

Seus filmes alcançaram grandes bilheterias e são conhecidos do público brasileiro, entre eles estão “Um dia 5 estrelas”, “Desapega!”, “Me tira da mira”, “Ninguém entra ninguém sai”, entre outros.

Em 2024, o diretor estreará no circuito dois filmes: “A Banda” e “Licença para Enlouquecer”. Este último conta com a produção de Monica Carvalho e Emerson Rodrigues, e tem estreia marcada nos cinemas de todo Brasil no dia 4 de abril.

 

 

Skip to content