Todo festival precisa contar com um prêmio especial, e o Festival de Cinema de Xerém não é exceção.
Em sua primeira edição, o festival chega com força total, homenageando um dos cantores e personalidades mais conhecidos do público fluminense e brasileiro: Zeca Pagodinho.
Isso mesmo, os vencedores do festival serão agraciados com o Troféu Zeca Pagodinho.
Xerém, situado na Baixada Fluminense, é conhecido por ser o refúgio preferido de Zeca, onde possui um sítio e passa grande parte do ano.
Zeca Pagodinho
Jessé Gomes da Silva Filho, o Zeca Pagodinho, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1959, em Irajá e foi criado em Del Castiho, bairros do subúrbio do Rio de Janeiro.
Antes de iniciar sua carreira musical, foi anotador de jogo de bicho e trabalhou, até 1981, como contínuo no Centro Federal de Processamento de Dados, no Rio.
Desde cedo, destacou-se nas rodas de samba que frequentava nos subúrbios cariocas, onde apresentou suas primeiras rimas e sua voz rouca e rasgada de partideiro.
Foi em 1981, na quadra do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, onde se reuniam todas as quartas-feiras compositores e cantores num encontro denominado pagode, que Zeca conheceu a cantora Beth Carvalho que o convidou para participar de seu novo disco e cantar a faixa “Camarão que Dorme a Onda Leva”, de sua autoria em parceria com Arlindo Cruz.
Seu primeiro álbum homônimo em 1986, foi considerado um sucesso entre o público e a crítica.
Ele já gravou mais de 20 discos e fez parcerias com Beth Carvalho, Emicida, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Jair Rodrigues, entre outros artistas. Zeca venceu o Grammy Latino quatro vezes como Melhor Álbum de Samba/Pagode.
O troféu
O troféu é uma criação do artista autodidata paraibano Benjamim Carlos dos Santos, e traz a vara de boom nas mãos do cantor, em referência ao universo cinematográfico.

Festival de Cinema de Xerém
O 1º Festival de Cinema de Xerém busca promover e valorizar a produção cinematográfica local e nacional, proporcionando um ambiente propício para a difusão de obras de qualidade e estimulando o diálogo e o intercâmbio entre profissionais, estudantes e amantes do cinema.
O evento, que contará com uma programação diversificada, incluindo exibições de filmes dos homenageados, oficina, masterclasses e encontros com realizadores.
Estas ações visam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do cenário audiovisual brasileiro, sobretudo para a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Sob a direção geral de Sérgio Assis, direção executiva de Emerson Rodrigues e direção de programação de Monica Trigo, o festival é uma realização da EBAV (Escola Brasileira de Audiovisual) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. Apoio cultural da Rádio Serra Verde 98,7 FM, e da NAYMOVIE.