Este ano, Gramado continua a apostar nas diversas possibilidades do audiovisual brasileiro. Na sua 52.ª edição, o evento exibirá, fora de competição, no dia 10 de agosto, no Palácio dos Festivais, o primeiro episódio da série “Cidade de Deus: A Luta Não Para”.
Produzida pela O2 Filmes, a nova série original da HBO dá continuidade ao icónico filme homónimo de Fernando Meirelles e Kátia Lund, lançado há 22 anos e nomeado a quatro Óscares, baseado na obra de Paulo Lins.
O enredo desenrola-se no início dos anos 2000, quando a libertação de um jovem traficante da prisão coloca a Cidade de Deus novamente em disputa. Os moradores estão encurralados entre traficantes de droga, milícias e autoridades públicas, mas a necessidade de escapar a este ciclo faz com que a comunidade se una para enfrentar o opressor. Com excertos do filme como flashbacks, a trama revive as memórias e emoções dos protagonistas.
O elenco conta com o regresso de nomes como Alexandre Rodrigues, Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Sabrina Rosa, Kiko Marques e Edson Oliveira. A trama também apresenta novos atores, como Andréia Horta, Marcos Palmeira, Jefferson Brasil, Eli Ferreira, Luellem de Castro, Otávio Linhares, Rafael Lozano, Leandro Daniel e Luiz Bertazzo.
Aly Muritiba é responsável pela direção geral, com Bruno Costa como segundo diretor. O argumento é de Sérgio Machado, Renata Di Carmo, Armando Praça, Estevão Ribeiro, Rodrigo Felha e Muritiba.
Para Marcos Santuario, curador do evento, a sessão especial demonstra a força de Gramado.
“No ano passado, tivemos a estreia mundial de Cangaço Novo, do Prime Video, uma das séries de maior sucesso em 2023 e que já anunciou a sua segunda temporada. Este ano, em parceria com a HBO, vamos exibir mais uma série brasileira, uma continuação de um dos filmes nacionais mais emblemáticos de todos os tempos. Isto reforça Gramado como uma janela de lançamentos também para séries”.