O Festival de Locarno anunciou que o renomado ator sueco Stellan Skarsgård receberá o prestigioso prémio Leopardo de Ouro em sua próxima edição, que ocorrerá de 2 a 12 de agosto.
A cerimónia de premiação está marcada para o dia 4 de agosto, na Piazza Grande, seguida por uma sessão de perguntas e respostas com o público no Spazio Cinema no dia 5 de agosto. Além disso, o filme de 1990, “Good Evening, Mr. Wallenberg”, realizado por Kjell Grede, será exibido no dia 3 de agosto.
Skarsgård é reconhecido por seu trabalho com realizadores europeus, principalmente com o realizador dinamarquês Lars von Trier, com quem colaborou em cinco filmes: “Ondas de Paixão” – que recebeu o Prémio do Júri em Cannes, “Dogville”, “Melancolia” – ganhador do Prémio de Melhor Filme Europeu de 2011, nos Prémios do Cinema Europeu e do Prémio de Melhor Atriz (Prix d’interprétation féminine) do 64º Festival de Cinema de Cannes, para Kirsten Dunst e “Ninfomaníaca vol 1 e 2″.
Além disso, o ator é reconhecido por sua participação em produções de grande porte em Hollywood. Ele fez parte da famosa franquia “Piratas das Caríbas”.
Estrelou com Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth e Amanda Seyfried o musical “Mamma Mia!” realizado por Phyllida Lloyd.
Teve sucesso na Marvel com “Thor” e atuou no live-action “Cinderela”, ambos realizados por Kenneth Branagh.
Ele também foi o vilão de “Duna” de Denis Villeneuve, cuja segunda parte está prestes a ser lançada.
O ator também tem uma presença significativa na televisão, tendo ganhado o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário em uma minissérie pelo seu desempenho no drama da HBO, “Chernobyl”.
Recentemente, ele esteve o spin-off de Star Wars, “Andor”, realizado por Tony Gilroy, para o serviço de streaming Disney+. A segunda temporada da série foi recentemente concluída.
“Stellan Skarsgård pertence à tradição dos atores europeus que se distinguiram entre o cinema de autor e Hollywood. Dotado de um carisma de palco muito poderoso, ele conseguiu tornar inesquecíveis todos os papéis que desempenhou”, disse Giona A. Nazzaro, Diretora Artística do Festival de Cinema de Locarno.
“Capaz de reinventar seu personagem de acordo com as necessidades do diretor e do roteiro, ele conseguiu injetar sua personalidade em filmes extremamente diferentes entre si. Figura central do cinema das últimas décadas, o Festival de Cinema de Locarno tem o orgulho de apresentar o prêmio Leopard Club a um ator de valor absoluto e com uma filmografia tão importante quanto Stellan Skarsgård”, completou Nazzaro.
Além de Skarsgård, o realizador taiwanês Tsai Ming-Liang será outro homenageado com o prêmio Leopardo nesta edição do festival.