O júri da Competição Principal do Festival de Cinema de Veneza 2023 foi anunciado. Sob a presidência de Damien Chazelle, o júri será composto por Jane Campion, Mia Hansen-Løve, Laura Poitras, Martin McDonagh, Saleh Bakri, Gabriele Mainetti, Santiago Mitre e Shu Qi. A 80ª edição do festival anual ocorrerá de 30 de agosto a 9 de setembro.
O júri da Competição Principal concederá os seguintes prémios: Leão de Ouro de Melhor Filme, Leão de Prata – Grande Prémio do Júri, Leão de Prata de Melhor Diretor, Coppa Volpi de Melhor Atriz, Coppa Volpi de Melhor Ator, Prémio Especial do Júri, Prémio de Melhor Roteiro e “Marcello Mastroianni” de Melhor Novo Ator ou Atriz Jovem.
No ano passado, o júri foi presidido por Julianne Moore, que concedeu o Leão de Ouro ao documentário de Laura Poitras, membro do júri de 2023, intitulado “All the Beauty and the Bloodshed”.
O vencedor do Leão de Prata, Luca Guadagnino, estará de volta ao festival de 2023 com o filme “Challengers”, que será exibido na noite de abertura. O filme conta com Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist como protagonistas, interpretando três tenistas envolvidos em um jogo de amor. “Challengers” será exibido fora de competição na quarta-feira, 30 de agosto, na Sala Grande do Palazzo del Cinema, dando início ao festival.
Damien Chazelle, presidente do júri de 2023, já abriu Veneza duas vezes com os filmes “La La Land” em 2016 e “O Primeiro Homem na Lua” em 2018, ambos honrados nos Óscares.
O júri deste ano também inclui o realizador palestino Saleh Bakri, conhecido por seu trabalho em “Wajib”. Bakri também apareceu em “Costa Brava, Líbano” de Mounia Akl, que foi apresentado no Festival de Cinema de Veneza em 2021.
Jane Campion, vencedora do Óscar de Melhor Realização, fez história como a primeira mulher a receber a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes por seu filme “O Piano” em 1993. Em 2021, Campion ganhou o Leão de Prata de Melhor Realizador em Veneza por “O Poder do Cão” antes de levar para casa o Óscar.
Gabriele Mainetti, realizador italiano, está por trás do filme “Freaks Out”, que foi selecionado para competição no Festival de Cinema de Veneza em 2021 e recebeu seis prémios David di Donatello.
O realizador argentino Santiago Mitre do memorável “Argentina, 1985”, que estreou no ano passado e posteriormente foi indicado ao Óscar de Melhor Filme Internacional.
A atriz taiwanesa Shu Qi é conhecida por seus papéis em filmes de arte e sucessos de bilheteria, incluindo “Journey to the West: Conquering the Demons” (2013) de Stephen Chow, “Gone with the Bullets” (2014) de Jiang Wen e “Mojin: A Lenda Perdida” (2015) de Wuershan.
Por fim, o realizador de “In Bruges”, “Três Cartazes à Beira da Estrada” e “Os Espíritos de Inisherin“, Martin McDonagh, que é um frequentador assíduo de Veneza e ganhou o prémio de Melhor Argumento no ano passado por seu filme “Os Espíritos de Inisherin“.