Festival Guiões 2023: 9ª. edição acontece de 13 a 17 de setembro em Lisboa

IMG 0715 31

A 9ª. edição do Guiões – Festival do Roteiro da Língua Portuguesa está programada para ocorrer em Lisboa de 13 a 17 de setembro, conforme anunciado pela organização, que tem como objetivo destacar a arte da escrita de argumentos para cinema e audiovisual.

O evento terá início no Cinema São Jorge e apresentará sessões de “pitching” de 26 projetos de cinema e audiovisual, dos quais fazem parte os finalistas de uma parceria com o festival MOTELX.

É importante destacar que “Maria não me Mates”, de Sofia Perpétua, “Mar Agreste”, de André Marques, “Dentes e Garras”, de Francisco Lacerda e Amarino França, “Trauma”, de Tiago Matos, e “Faz-te um Homem”, de André Murraças, foram selecionados pela equipe de seleção dos festivais MOTELX e GUIÕES entre mais de 50 propostas, como os cinco finalistas que concorrem ao prémio de melhor argumento de terror em longas-metragens ainda não produzidas em Portugal.

Os finalistas serão submetidos à avaliação de um painel de jurados, composto por Daniel Bandeira, realizador e argumentista do filme “Propriedade”, que será exibido no 17.º MOTELX, Filipe Homem Fonseca, argumentista e humorista, e Sandra de Almeida, diretora e programadora do Shortcutz.

O vencedor, cujo nome será anunciado em 13 de setembro no Cinema São Jorge, receberá um prémio de 2000€. Essa iniciativa, em parceria com o Festival GUIÕES – uma plataforma fundamental para a interseção entre o polo criativo de língua portuguesa e os profissionais da indústria cinematográfica global -, tem como objetivo principal apoiar a produção de mais ficção audiovisual de terror, alinhando-se assim com um dos principais objetivos do MOTELX.

Com isso em mente, ao longo dos cinco dias do festival, estão programadas várias sessões informativas que abordarão temas como o programa de financiamento Europa Criativa e os concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Além disso, serão oferecidas ‘masterclasses’ e ‘workshops’.

Dentre outras atividades, destacam-se uma ‘masterclass’ e uma oficina de produção ministradas pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, conhecido por seu envolvimento em filmes como “A Bruxa”, de Robert Eggers, e “Frances Ha”, de Noah Baumbach.

De igual modo, o programa do Guiões reservou a projeção do filme “Cinzento e Negro”, de Luís Filipe Rocha, seguida por um debate com o realizador.

 

Há também debates planejados, como o agendado para a manhã do dia 15, em colaboração com a MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, e outro na tarde do mesmo dia sobre Inteligência Artificial, que contará com a participação de José Pacheco Pereira, Rui Neto Pereira, Patrícia Akester, Bruno Carnide e será moderado por Paulo Portugal. A participação é gratuita, mas sujeita à reserva de lugar ‘online’.

CARTAZ FINAL 2 9o Guioes copy 690x976 1 32

Skip to content