MENTAL-2021

Festival Mental regressa a Lisboa em maio

O Mental – Festival da Saúde Mental, um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental, vai regressar a Lisboa para a sua 5.ª edição, entre 20 a 28 de maio de 2021, em três espaços: o Cinema São Jorge, a Fábrica Braço de Prata e o Atmosfera M.

Uma das partes basilares da programação é a M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens, um conjunto de 14 filmes originários dos quatros cantos do mundo, que comungam entre si por abordarem uma temática sempre relacionada com a saúde mental.

Os filmes selecionados abordam temas urgentes e pertinentes da saúde mental. Segundo Catarina Belo, programadora do M-Cinema, há “novas perspetivas sobre o que é a saúde mental e como esta pode ser retratada. Apesar de haver muitos filmes sobre doenças do foro psicológico específicas, muitos são aqueles que falam da saúde mental num contexto do quotidiano e generalizado, que todo o público se poderá identificar.”

Surgem também os primeiros trabalhos artísticos e reflexões sobre a atual pandemia COVID-19, Catarina refere que “como seria expectável, temos vários filmes este ano que, através de diferentes formas e perspetivas, abordam o tema da COVID-19, dos confinamentos e do impacto que estes têm em muita da população, principalmente sobre as camadas mais desprotegidas ou com mais probabilidades de ficarem profundamente afetadas pelo isolamento e/ou falta de apoio(s)”. 

O filme “A Cor da Sombra” (The Colour of Shadow), do norueguês Martin A. Walther, venceu a seleção M-Cinema: Mostra Internal de Curtas e Longas-Metragens deste ano do MENTAL. “Um documentário que se debruça sobre o encerramento dos centros de apoios a adictos e dependentes em Oslo durante o confinamento da Covid-19, colocando várias pessoas na rua sem apoio e tratamentos providenciados por estas instituições.”

O Mental seguirá depois para o Funchal (18 a 20 de junho), Ponta Delgada (17 a 19 de setembro) e Castelo de Vide (24 a 26 de setembro). Uma produção da Safe Space Portugal que conta com a coprodução do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS.

Fonte: Festival MENTAL

Skip to content