São várias as realizadoras e elementos das equipas criativas que vão marcar presença na 5ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, que se realiza no Cinema São Jorge, em Lisboa, de 27 a 30 de setembro. O festival, que tem como objectivo exibir filmes nos quais mulheres dos países do Mediterrâneo tenham tido um papel fundamental na equipa criativa, vai contar com a presença de 11 realizadoras e vários atores, produtores e distribuidores em Lisboa.

São cerca de 50 filmes que integram as várias secções deste festival que coloca não só a mulher num papel central, tais como a secção Competição Geral; a secção competitiva Travessias, que exibe filmes sobre migrações e histórias sobre êxodos; e a secção Começar a Olhar, dedicada a filmes feitos em contexto escolar.

A cerimónia de abertura acontece a 27 de setembro com “Figlia Mia”, de Laura Bispuri, longa-metragem em competição, que nos conta a história de uma menina de 10 anos na Sardenha, dividida entre duas mães. Esta é uma estreia nacional, depois do filme ter estado em competição em festivais como Berlinale, Sydney Film Festival ou o Hong Kong International Film Festival. Neste último, o filme venceu o prémio do júri na categoria “Young Cinema Competition”. A esta juntam-se mais cinco longas, todas estreias nacionais e algumas internacionais, de origens tão diversas como Espanha, Turquia, França, Itália ou México: “Fields of Anger”, documentário de Anne Gintzburger, narrado por Catherine Deneuve, que dá conta da crise agrícola na Normandia e na Bretanha; os premiados documentários “Improsioned Lullaby”, de Rossella Schillaci e “Rush Hour”, de Luciana Kaplan“Analysis of Blue Blood”, de Bianca Torres e Gabriel Velázquez; e “My Short Words”  da dupla turca combinando realização e produção Büşra Bülbül e Bekir Bülbül.

Entre os filmes portugueses seleccionados destaca-se a presença das realizadoras Francisca Marvão e Tatiana Saavedra com a curta de ficção “O Descanso na Intensidade das Cores”, uma co-produção de Portugal e Roménia, filme que estreou na última edição do DocLisboa. Na área da animação, vão estar presentes Catarina Sobral com a sua curta de animação “A Razão entre Dois Volumes”, Joana Imaginário com o seu mais recente filme “Tocadora”, que já recebeu inúmeros prémios, entre eles o Prémio Nacional de Animação, e Daniela Fortuna com “Habitado”, filme premiado com Menção Honrosa no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Paralelamente decorrerão exposições como a “Campos de Batalha” de Ana Mafalda Reis e Jean-François, e a exposição de fotografia “Instantâneos Mediterrânicos, um Tríptico Grego” de Eleni Kalamara e Aristea Sapera.

Carlos Natálio, Mariana Galvão e Ana Borges constituem o júri do prémio da Melhor Longa-metragem, enquanto que o júri do prémio de Melhor Curta-metragem é constituído por Jorge Carvalho, Mariana Liz Salette Ramalho.

Competição Geral
Análisis de Sangre Azul, de Blanca Torres e Gabriel Velázquez
Benim Kucuk Sozlerim, de Büşra Bülbül e Bekir Bülbül
Figlia Mia, de Laura Bispuri
Les Champs de La Colère, de Anne Gintzburger
Ninna Nanna Prigioniera, de Rossella Schillaci
Rush Hour, de Luciana Kaplan
Ain’t That Right, de Patricia Delso Lucas
Areka, de Atxur Animazio Taldea (colectivo)
Assia, de Zaire Malika
Barke Lyon, de Nadine Asmar
Boldol, de Khedija Lemkecher
Debout Kinshasa!, de Sébastien Maitre
Dynamique et Motivé, de Malou Lévêque
El Color de la Sed, de Gala Gracia
El Mar Inmóvil, de Macu Machín
Grass, de Filipa Amaro
Habitado, de Daniela Fortuna
Il était une fois mon prince viedra, de Lola Naymark
Laissez moi Danser, de Valérie Leroy
Même pas mal, Petit Animal, de Juliette Kempf
Marlon, de Jessica Palud
Negah, de Farnoosh Samadi
O Descanso na intensidade das cores, de Francisca Marvão e Tatiana Saavedra
Odd é um Ovo, de Krisin Ulseth
Peggie, de Rosario Capezzolo
Razão entre dois volumes, de Catarina Sobral
Things Stay for a While, de Bryony Dunne
Tocadora, de Joana Imaginário
Tresjne, de Dubravka Turic

Travessias
Avant la fin de l’été, de Maryam Goormaghtigh
Mr Gay Syria, de Ayse Toprak
Son of Sofia, de Elina Psikou
Apia, de Myrsini Aristidou
Birds, de Louisa S Beskri
El Hijo de Fàtima, de Carlotta Piccinini
Irioweniasi. El Hilo de la Luna, de Esperanza Jorge e Inmaculada Antolínez
Layla Hasar Shahar, de Sara Bozakov
Like Salt, de Darine Hotait
Memory of the land, de Samira Badran
My Kaaba is Human, de Sinem Tas

Começar a Olhar (Filmes Escola)
Contorsions, de Merem Wakrim e Isidora Torrealba
Event Horizon, de Joséfa Celestin
Hostia con Hache, de María Álvarez Laínz
Les Démantlai, de Reem Samarani
Paranoja Paranoje, de Katarina Jukic
Pesar, de Madalena Rebelo
Selgie(sh), de Ekaterina Volkona
The Dot Under The Letter BA’, de Hana Elrakhawi
Twin Islands, de Manon Sailly, Charlotte Sarfati, Christine Jaudoin, Lara Chochetel, Fanny Teisson, Raphael Huot

Fonte: Olhares do Mediterrâneo