Festival PLAY 2015_1

O Festival PLAY está de volta, para uma segunda edição, ao cinema São Jorge e à Cinemateca Júnior, em Lisboa. A 2ª edição decorre de 31 de janeiro a 8 de fevereiro com muitos mais filmes do que na primeira edição, tendo sido seleccionados mais de 100 filmes com o intuito de promover o cinema para crianças e jovens, e, de criar em Lisboa uma montra de cinema internacional para os mais jovens. Serão 9 dias com mais de 100 filmes, mais de 65 sessões de mais de 20 países.

A Sessão de Abertura decorre com a longa-metragem espanhola “Floco de Neve”, de Andrés G. Schaer. “Floco de Neve, o único gorila branco do mundo, chega ao Zoo de Barcelona. Por ser um gorila albino torna-se a nova atração dos visitantes, mas luta para ser aceite pelos seus novos companheiros gorilas como um dos seus. Desesperado por integrar-se, Floco de Neve pede ajuda à Bruxa do Norte para que o transfor- me num comum gorila.”

Entre os vários filmes previstos no programa destacam-se as longas-metragens “Os Monstros das Caixas” (2014), “Coraline” (2009), “Papel de Natal” (2015), “Um outro Mundo” (2014) e as curtas-metragens “A Bicicleta do Elefante” (2014), “O Guarda da Barragem” (2013). O programa inclui ainda outras atividades, como Ateliês e Masterclasses como a de Criação de Marionetas, por Georgina Hayns, e uma Masterclass de Argumento, com o argumentista Vergílio Almeida.

“Na sua segunda edição, o PLAY convidou o artista André da Loba para ilustrar a imagem do festival. O artista criou um universo de animais híbridos, entre o que é animal e os elementos que compõem o cinema. Em plena era do digital, objetos cinematográficos, desconhecidos das crianças de hoje, são-lhes apresentados na forma de, por exemplo, um caracol-bobine ou de um cão-película.”

Festival PLAY 2015_2

Fonte: Festival PLAY