FICLA: Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve chega já em Junho

O Festival Internacional de Cinema de Faro decorrerá entre os dias 2 e 11 de junho e conta com as presenças confirmadas de Siegfried, Helena Girón, Samuel M. Delgado, Trinh T. Minh-ha.

A edição 2022 do FICLA é co-produzida pela Câmara Municipal de Faro e ocupará o IPDJ Faro, o Museu Municipal de Faro, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, Universidade do Algarve, o DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve e a ARCM – Associação Recreativa e Cultural de Músicos e a Livraria localizada em frente ao Museu Municipal.

São quatro estreias nacionais e filmes que passaram recentemente por festivais internacionais de cinema, para além disso, o FICLA propõe ainda um completo calendário de atividades paralelas que integra, entre outros, uma livraria, várias apresentações de livros, conversas, masterclasses, workshops, performances e concertos.

Destaque para a masterclass orientada pela realizadora Trinh T. Minh-ha e a conversa sobre Cinema de Guerrilha com a participação de Mirian Tavares, Fernando Leitão Correia, António Costa Valente, moderação Duarte Baltazar. 

 

Da competição internacional, salientamos o recém passado pelo IndieLisboa, Medusa, de Anita Rocha da Silveira, um “filme de terror onde se questionam os lugares comuns da beleza feminina e da misoginia através da história de Mariana, uma jovem que se rege a sua vida dentro dos padrões morais da perfeição até ao dia em que tudo muda”. E depois de integrar a Berlinale deste ano, Águas do Pastaza, de Inês T. Alves, um “documentário que nos guia pelo universo da comunidade Achua, através da história das suas crianças – fluentes na prática da pesca, cozinha ou artesanato”.

 

SELEÇÃO COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 2022

After Blue, de Bertrand Mandico [2022]
Águas do Pastaza, de Inês T. Alves [2022]
Bengali Variation, de Siegfried [2021] (Estreia Nacional)
EAMI, de Paz Encina [2022] (Estreia Nacional)
Eles Transportan a Morte, de Helena Girón e Samuel M. Delgado [2021]
Heartbeast, de Aino Suni [2022] (Estreia Nacional)
Los Conductos, de Camilo Restrepo [2020]
Medusa, de Anita Rocha da Silveira [2021]
Moon, 66 Questions, de Jacqueline Lentzou [2020]
What About China?, Trinh T. Minh-ha [2021] (Estreia nacional)

O programa completo pode ser encontrado aqui.

Skip to content