Filme sobre Cesária Évora estreia em outubro nos cinemas

Depois da sua estreia no Festival SXSW e no IndieLisboa 2022, onde venceu o  Prémio do Público, o filme “Cesária Évora”, da realizadora Ana Sofia Fonseca, vai estrear nas salas de cinema nacionais a 27 de outubro.

Este é um documentário biográfico que “resulta de um processo de pesquisa exaustivo e rigoroso” e onde, “o material de arquivo representa cerca de 85% do material na tela”, segundo o comunicado. “A maior parte do material de arquivo são filmagens pessoais, feitas por amigos e colegas, permitindo ao espectador conhecer Cesária nas suas próprias palavras.”

“Cesária Évora” acompanha as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços, da privacidade de casa para os camarins do mundo, com imagens de arquivo – algumas inéditas e outras raras – e testemunhos únicos. Para a realizadora Ana Sofia Fonseca, a importância de fazer um filme sobre uma mulher africana tão incrível veio há dez anos, depois do funeral da Cesária.

“Fiquei do lado de fora da minha casa e vi a tristeza nos olhos das pessoas. Naquele momento, comecei a pensar: quantos filmes existem sobre mulheres negras, com mais de 50 anos, morando em África, que se tornaram um ícone internacional e conseguiram mudar um país? Como uma mulher negra, pobre, velha e com peso a mais, conseguiu ter sucesso numa indústria obcecada pela beleza e juventude? Como jornalista, há 20 anos que conto histórias de pessoas, principalmente mulheres, muitas vindas de África. Cesária é a narrativa perfeita – uma mulher que desafiou o destino e quebrou todos os preconceitos.”, lê-se no comunicado.

O documentário de hora e meia é uma produção da Carroussel Produções com distribuição da Alambique Filmes. Este é a segunda longa-metragem de Ana Sofia Fonseca, que se estreou com “Setembro a vida inteira” (2018).

cesaria-evora-2022-cartaz

Skip to content