Filmes esperados em 2014

2013 foi um bom ano no que toca a Cinema. Houve variedade e qualidade e houve espaço para muitas boas surpresas nas grandes salas. Sabemos também que 2015 irá ser O ano no que toca a Blockbusters: Star Wars, a sequela de “Avengers”, “Batman vs Superman”, “Jurassic World”… a lista podia continuar por aí fora, mas e então 2014?

2014 irá sem dúvida ser também um bom ano, não só pelos filmes que se anunciaram mas também pelos filmes que já estrearam lá fora mas que ainda não chegaram ao nosso país. Resolvi então compilar alguns dos filmes que muito provavelmente vão ter estreia comercial no nosso país (e portanto excluir muitos filmes que apesar de ansiados pelo publico, dificilmente estrearão fora de festivais).

A lista de filmes a ver é então larga e variada, com sugestões que de certeza vão agradar a gregos, troianos, miúdos e graúdos. Vejamos então:

 

12 Anos Escravo (12 Years a Slave) de Steve McQueen (estreou a 2 de janeiro)

Solomon Northup era um homem livre que vivia nos Estados Unidos e que um dia foi raptado e vendido como escravo, tudo isto enquanto o país via de forma complacente sem fazer nada para o ajudar. Mais do que isso, é uma história verídica baseada na biografia do próprio Solomon Northup. Este filme conta com um elenco com nomes como Brad Pitt, Michael Fassbender e Chiwetel Ejiofor.

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) de Martin Scorsese (estreia a 9 de janeiro)

Quem já viu diz que o filme é Scorsese no seu melhor. Esta frase mais o facto de que marti Scorsese nos levou ao cinema para ver “ Hugo”, “Goodfellas” e “Taxi Driver” (entre outros) é o aperitivo ideal para a refeição que irá ser “The Wolf of Wall Street“. O filme estreia já a 9 de Janeiro.

Nymphomaniac de Lars Von Trier (estreia a 16 de janeiro)

Tantas voltas que este filme já deu na imprensa. Tanta polémica causada, tanta tinta corrida sobre a possibilidade de termos duas versões do mesmo filme ao mesmo tempo nos cinemas (uma censurada e outra não). O mais certo é que no dia 16 de Janeiro Portugal leve com a versão censurada, e mais tarde receba num festival a versão do realizador, de qualquer das formas é o novo filme de Lars Von Trier e tal acontecimento merece sempre ser aguardado com ansiedade, independentemente da sinopse e duração do filme.

Golpada Americana (American Hustle) de David O. Russel (estreia a 23 de janeiro)

“Silver Linings Playbook” fez parte da minha lista dos melhores filmes de 2013 e referi nessa mesma lista que esse filme me fez bastante curioso sobre os próximos filmes de David O. Russel. Pois bem, aqui está ele. Com um elenco composto por Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Christian Bale, Amy Adams, Lois C.K., e Jeremy Renner e com uma narrativa focada na mafia americana, este é dos filmes do ano que mais promete divertir durante a sua duração e 23 de Janeiro é sua a data de estreia.

A Rapariga que Roubava Livros (The Book Thief) de Brian Percival (estreia a 23 de janeiro)

Durante a segunda guerra mundial uma criança (Sophie Nélisse) passa o seu tempo a roubar livros e a partilha-lhos com quem precisa deles, incluindo alguns judeus escondidos dos olhos das forças Nazis. O livro que este filme adapta foi e continua a ser um sucesso literário e “The Book Thief” promete não ser menos do que uma adaptação digna de sucesso. 23 de janeiro é o dia de estreia nacional.

Her de Spike Jonze (estreia a 13 de fevereiro)

Um filme que a modos que descai na ficção-científica mas que se centra sobretudo na relação entre um homem (Joaquin Phoenix) e a voz de uma mulher (Scarlett Johansson) embutida no sistema operativo do seu computador. “Her” tem tido bastantes elogios nos festivais por onde tem estreado e no dia 13 de Fevereiro também os portugueses vão poder analisar com os seus próprios olhos o novo filme de Spike Jonze.

The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros (The Monuments Men) de George Clooney (estreia a 20 de fevereiro)

Vamos por tópicos:

1 – Um filme que mistura acção, drama e comédia sobre uma equipa de não-soldados que tem que percorrer todo o cenário de guerra europeu de modo a salvar o máximo de obras de arte possível das garras dos Nazis.

2 – O elenco é composto por Clooney, Cate Blanchett, Matt Damon, Bill Murray, John Goodman e Jean Dujardin.

3 – Clooney tem provado ser um bom realizador com uma excelente sensibilidade para retratar as personagens dos seus filmes

Como dizer que não? 20 de Fevereiro, data de estreia, lá estaremos nós.

Um Quente Agosto (August: Osage County) John Wells (estreia a 27 de fevereiro)

Baseado na peça vencedora de um prémio Pullitzer da autoria de Tracy Letts (encarregue também pelo argumento do filme) “Osage County” foca-se na reunião de uma família após o patriarca da mesma ter falecido. É um misto de drama e comédia com um elenco de luxo composto, entre outros, por Ewan Mcgregor, Benedict Cumberbatch, Julia Roberts, Meryl Streep, Juliette Lewies e Chris Cooper. O filme estreia a 27 de Fevereiro no nosso país e o motivo que me leva a coloca-lo na lista é simplesmente a minha suspeita de que daqui irão sair algumas nomeações aos Oscares num futuro próximo.

Noé (Noah) de Darren Aronofsky (estreia a 27 de março)

Protagonizado por Russel Crowe e com Jennifer Connelly, Emma Watson e Anthony Hopkins no elenco, “Noah” promete recontar a demanda bíblica de Noé de modo a salvar a sua família (e dois exemplares de cada espécie animal) do dilúvio divino mais famoso do folclore ocidental. O que me deixa mais ansioso é o facto de, até agora, Darren Aronofsky nunca me ter decepcionado com os seus filmes.

The Grand Budapest Hotel de Wes Anderson (estreia a 17 de abril)

A estreia do novo filme de Wes Anderson é sempre um acontecimento aguardado por muitos. O seu estilo é já reconhecido por muitos cinéfilos e os actores que com quem ele colabora frequentemente são favoritos do grande público. “Grand Budapest Hotel”, apesar de ainda não ter data de estreia definida para Portugal, mostrou-se com um trailer que nos deixou a todos com água na boca e portanto o melhor é mesmo ver em vez de ler.

Como Treinares o Teu Dragão 2 (How to Train your Dragon 2) de Dean Deblois (estreia a 19 de junho)

E já que estamos em território mais infantil aqui está uma das grandes surpresas a sair dos filmes de animação nos últimos anos… ou neste caso, a sua sequela. jay Baruchel, Jonah Hill, Kristen Wigg e Gerard Butler voltam a representar os seus papeis e tudo se parece encaminhar para que a sequela faça justiça ao sucesso de “How to train your Dragon”. Se mantiver a qualidade narrativa da versão televisiva do franchise, pelo menos vai ser divertido. Resta esperar até 19 de Junho para tirar as dúvidas.

Planeta dos Macacos: A Revolta (Dawn of the Planet of the Apes) de Matt Reeves (estreia a 17 de julho)

E falando em sequelas de filmes surpreendentes porque não mencionar o novo “…Planet of the Apes”? Andy Serkis volta a vestir o fato de motion-capture para ser o chimpanzé César, o líder dos primatas-não-humanos na sua guerra contra os seus aparentemente inimigos: nós. Gary Oldman substitui James Franco no lugar do protagonista humano e Matt Reeves volta a sentar-se na cadeira de realizador.

Interstellar de Christopher (estreia a 6 de novembro)

Para quê escrever palavras atrás de palavras quando o trailer diz tudo o que é preciso?

É o regresso de Nolan após “The Dark Knight Rises” e estreia no dia 6 de Novembro, com elenco composto por Anne hathaway, Mathew MacCounaughey, Jessica Chastain, Casey Affleck e Michael Caine.

Para Além das Cinzas (Out of the Furnace) de Scott Cooper

Se este filme tivesse estreado em Portugal em 2013 era um dos concorrentes à minha lista dos melhores do ano. Um filme com um sabor amargo e cru sobre a relação de dois irmãos e sobre justiça num universo onde cada personagem é pior que a outra. Woody Harrelson, Christian Bale e Casey Affleck são os protagonistas do mais recente filme de Scott Cooper, realizador anteriormente conhecido por “Crazy Heart”. Infelizmente “Out of the Furnace” ainda não tem data de estreia nacional, mas vale a pena aguardar.

Transcendence de Wally Pfister

Wally Pfister foi durante anos o director de fotografia de Christopher Nolan e agora decidiu aventurar-se no mundo da realização, trazendo-nos um filme sci-fi protagonizado por Johnny Depp. “Transcendence” é sobre um homem cuja consciência é transferida para um computador devido à iminente morte do seu corpo doente. Esta acção acaba por dar à consciencia desse homem habilidades que parecem ser impossíveis de parar. Ainda não ha data de estreia nacional mas o filme chega a algumas salas europeias em meados de Abril.

Muppets Most Wanted de James Bobin

Depois do sucesso que foi o último filme dos Marretas eis que eles regressam, desta vez a viajar pelo mapa europeu, tramados pelo sósia maléfico do Sapo Cocas e pelo seu ajudante Dominick badguy (Ricky Gervais). Também no elenco estão Ray Liotta, Salma Hayek, Tom Hiddleston, Tina Fey, Lady Gaga e Zack Galifianakis.

Não há ainda data específica para o nosso país mas “Muppets Most Wanted” vai estrear pela Europa entre Março e Abril.

Maléfica (Maleficent) de Robert Stromberg

Recentemente os maus da fita têm ganho bastante protagonismo e agora chegou a vez da Bruxa Má do universo da Bela Adormecida ganhar o seu tratamento “cool” nos cinemas. Angelina Jolie vai ser a personagem principal do filme que retrata ais uma vez o velho clássico da Bela Adormecida, contado agora pelo ponto e vista da vilã. Não é um filme que aguarde ansiosamente mas admito que a curiosidade está a levar a melhor de mim para ver o que vai sair daqui. Ainda não tem data nacional mas vai estrear um pouco por todo o mundo em finais de Abril/inícios de Maio.

Guardians of the Galaxy – James Gunn

“Guardians…” é o segundo dos dois filmes do universo Marvel que estreiam este ano, e ao contrário de “Captain America: The Winter Soldier”, este é uma nova adição ao universo e não uma sequela. Quem viu a cena pós-créditos de “Thor: The Dark World” já teve um cheirinho do que aí vem e quem conhece as obras de James Gunn sabe que este é um realizador talentoso capaz de contar uma boa história com personagens interessantes e tudo isso enquanto ilustrado com um bom trabalho de câmara.  “Guardians of the Galaxy” é um filme sobre um grupo de renegados que vêm de vários cantos da galáxia e que acabam por se juntar quando são obrigados a enfrentar um perigo muito maior do que tudo aquilo que enfrentaram antes enquanto agentes solitários. Lee Pace, Vin Diesel, Bradley Cooper, Zoe Saldana, Chris Pratt, John C. Reilly, Glen Close e Benicio Del Toro são alguns dos nomes marcantes que fazem parte do elenco. Ainda não há trailer para o filme mas a sua data de estreia está marcada para Agosto.

(Não há ainda trailer)

Gone Girl – David Fincher

Não é preciso sequer especificar o sucesso literário que foi “Gone Girl” o ano passado quando o realizador da sua adaptação cinematográfica é David Fincher. Este thriller sobre a busca de um homem sobre a sua mulher desaparecida. Fincher provou no passado ser um mestre no que toca a ilustrar toda a atmosfera e visual de um Thriller e portanto “Gone Girl” deve ser esperado com ansiedade. A data de estreia para já limita-se aos Estados Unidos e será no dia 3 de Outubro.

(Não há ainda trailer)

Godzilla – Gareth Edwards

Sempre me ficou um amargo por não ter nenhum filme sobre o Godzilla feito na era onde os efeitos especiais são credíveis o suficiente para criar qualquer coisa e sempre me recusei a aceitar o filme de Robert Emmerich dos anos 90 como parte da mitologia do meu monstro gigante favorito. Gareth Edwards parece ser o homem capaz de mudar isso e o trailer para a sua versão de Godzilla é qualquer coisa de espectacular.

Não há ainda data nacional mas o filme tem várias estreias previstas para Maio.

The Hobbit: There and Back Again – Peter Jackson

A segunda parte de “O Hobbit” foi um pouco uma desilusão; apesar de ter havido boas sequências, a falta de motivação credível das personagens e a falta de um final para o filme (muito por culpa da falta de um inicio de narrativa) fez com que o filme acabasse com um cliffhanger digno de “Lost”. Isso acaba por fazer com que a terceira e final parte da nova trilogia de Peter Jackson na Terra Média seja um dos filmes mais aguardados, quanto mais não seja pelo sentimento de continuidade e conclusão.

O filme estreia por volta do Natal (como é normal) e ainda não há um trailer disponível….mas não que depois de tudo o que já sabemos sobre o filme, um trailer seja mesmo necessário.

 

E penso que é isto. No que toca a filmes estes são um bom exemplo do que se pode esperar para este ano. Dramas, comédias, acção e animação. Filmes mais adultos e filmes mais familiares. Agora é esperar que todos estes filmes correspondam ás expectativas e que sejam acompanhados por outros tão bons ou mesmo melhores. Até lá, um bom 2014 a todos.